Ninguém sabe quem controla o Burundi depois de tentativa de golpe de Estado

World Economic Forum on Africa 2008

Pierre Nkurunziza, Presidente do Burundi

Pierre Nkurunziza, Presidente do Burundi

Aconteceu esta quarta-feira uma tentativa de golpe de Estado no Burundi, tendo sido anunciada a destituição do presidente e a dissolução do governo.

O general Godefroid Niyombare, que lançou o golpe de Estado, ordenou o encerramento do aeroporto e das fronteiras terrestres, quando o presidente Pierre Nkurunziza tenta regressar ao país vindo da Tanzânia, de uma cimeira regional sobre a crise.

“Ordenei o encerramento do aeroporto e fronteiras e peço a todos os cidadãos e às forças da ordem para se deslocarem para o aeroporto (da capital Bujumbura) para o proteger”, declarou, através da rádio privada RPA, o general Niyombare, antigo chefe do serviço de informações do Burundi, que foi demitido em fevereiro pelo chefe de Estado depois de o ter aconselhado a não se candidatar a um terceiro mandato.

O Burundi tem eleições legislativas e municipais marcadas para 26 de maio e cuja campanha eleitoral começou no domingo, a que se seguem as presidenciais a 26 de junho.

A candidatura do presidente Nkurunziza a um terceiro mandato, depois de ter sido eleito em 2005 e 2010, é considerada anticonstitucional pelos opositores, dando origem à onda de contestação.

A presidência reagiu hoje ao anúncio do golpe afirmando tratar-se de uma tentativa falhada e informando “a opinião pública nacional e internacional” de que os seus autores “estão a ser procurados por forças de defesa e segurança para que possam ser julgados”.

A agência France Presse, com jornalistas em Bujumbura, disse ser impossível saber no imediato quem controla o Burundi. Um oficial superior do grupo dos fiéis ao presidente Nkurunziza disse à AFP que estão a decorrer negociações com os militares golpistas.

O objetivo é “encontrar uma solução que preserve os interesses nacionais”, referiu a mesma fonte que não quis ser identificada, adiantando que as duas partes estão “de acordo para não derramar o sangue dos burundianos”.

“Todos concordamos que não haja um terceiro mandato”, afirmou. “Falta determinar o modo de o fazer”, acrescentou.

Pierre Nkurunziza encontrava-se em Dar es Salaam para participar na cimeira dos chefes de Estado da Comunidade da África Oriental (EAC na sigla em inglês – Burundi, Ruanda, Quénia, Tanzânia, Uganda) sobre a crise no seu país, que causou cerca de 20 mortos em pouco mais de duas semanas e levou dezenas de milhares de burundianos a fugirem para os países vizinhos.

Os chefes de Estado da EAC condenaram “o golpe de Estado” anunciado pelo general Niyombare e, considerando não existirem “condições propícias” para eleições no Burundi, pediram “às autoridades burundianas para adiarem os escrutínios”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.