“Ninguém dava nada pelo Arouca”, mas ele está de volta à Primeira Liga

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Arouca assegurou hoje o regresso à Primeira Liga, ao vencer por 2-0 no estádio do Rio Ave, em jogo da segunda mão do playoff de acesso ao escalão principal da época 2021/22.

Depois de se ter imposto em casa por 3-0, no confronto inaugural, a equipa arouquense, terceira classificada na II Liga desta temporada, voltou a bater a formação vilacondense, 16.ª posicionada na Primeira Liga, com golos de Arsénio, aos 32 minutos, e Sema Velázquez, aos 59.

O Arouca, que conta com quatro presenças na Primeira Liga, entre as épocas 2013/14 e 2016/17, regressa ao convívio dos ‘grandes’ quatro anos após ter sido despromovido, enquanto o Rio Ave termina um ciclo de 13 temporadas na divisão principal, num total de 27 presenças entre a elite do futebol português.

“Ninguém dava nada pelo Arouca, ninguém pensava que nós íamos fazer isto, ninguém nos passava confiança. Mas nós, desde os primeiros dias, desde que contratei estes jogadores e este grande treinador, que o nosso objetivo interno, não deixámos transparecer nada cá para fora, era esta alegria”, disse o presidente do Arouca, Carlos Pinho, citado pelo jornal desportivo A BOLA.

Em relação à próxima temporada, Carlos Pinho diz que vai fazer o seu melhor e “o Arouca vai fazer uma equipa ao jeito de Arouca”.

Em declarações à Sport TV, no final do encontro, o treinador do Arouca começou por deixar uma palavra de respeito pelo Rio Ave.

“Antes uma palavra para o Rio Ave, o momento é difícil, compreendo a dor. Contrasta com a nossa alegria, mas todo o respeito pelo Rio Ave e pela instituição”, disse Armando Evangelista.

“Acho que mais uma vez ficou demonstrado o foco e aquilo que a gente tinha vindo a demonstrar ao longo da época. Nestes dois jogos ficou bem patente a qualidade que pouca gente quis ver. Neste playoff mais gente olhou para o Arouca, ficou bem patente o carácter e a qualidade que este Arouca demonstrou ao longo da época. Verdade seja dita que, para chegar a um playoff e ter a intensidade que a gente demonstrou, muito contribuiu também o que as outras equipas exigiram do Arouca. Obrigaram-nos a crescer, a ser mais equipa, por isso nos termos apresentado desta forma frente a uma equipa da Primeira Liga que tem outro tipo de argumentos que o Arouca não tem”, acrescentou.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) felicitou o Arouca pela vitória sobre o Rio Ave e a consequente promoção ao escalão principal, por troca com os vilacondenses.

“Congratulo vivamente o Futebol Clube de Arouca pela subida à I Liga, depois de ter vencido de forma contundente e esclarecedora o playoff de acesso ao escalão principal”, afirmou Fernando Gomes, presidente da FPF, em nota publicada no site oficial do organismo.

Na mesma nota, o presidente federativo dirigiu uma palavra de felicitação a todos os adeptos do clube, que “seguiram à distância, mas com entusiasmo, a caminhada triunfal do regresso à principal liga profissional”.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …