Arouca “atropela” Rio Ave e está a um passo da Primeira Liga

José Coelho / Lusa

O jogador do Arouca, Pité (D), festeja após marcar um golo contra o Rio Ave.

O Arouca venceu na receção ao Rio Ave por 3-0, na primeira mão do playoff de acesso à Primeira Liga, e está em boa posição para garantir um lugar no escalão máximo do futebol português.

A jogar em casa, o Arouca, terceiro classificado da Segunda Liga, adiantou-se no marcador aos 43 minutos, com um golo de Pité, e ampliou a vantagem na segunda parte, com tentos de Sema Velázquez (58) e André Silva (74), com o Rio Ave, 16.º na Primeira Liga, a não conseguir responder.

A segunda mão do playoff entre as duas equipas está agendada para domingo, às 19:00, em Vila do Conde, com o Rio Ave a necessitar de recuperar da desvantagem de três golos para continuar na Primeira Liga.

No fim do jogo, o treinador do Arouca mostrou-se manifestamente feliz com a exibição da equipa e, obviamente, com o resultado.

“Fizemos um bom jogo, contra um adversário dificílimo, que estava bem preparado para este jogo, mas nós fomos competentes na nossa abordagem. É óbvio eu a felicidade acompanha sempre o jogo, fomos felizes na forma como os jogadores interpretaram o que era pretendido. Ninguém nos pode tirar o mérito, foi uma exibição fantástica”, disse Armando Evangelista na zona de entrevistas rápidas.

“Ninguém se vai pôr em bicos de pés. O trabalho vai continuar da mesma forma, porque falta metade da eliminatória. Estamos a jogar contra uma equipa competentíssima. Sabemos que no futebol tudo é possível, por isso temos de continuar focados e encarar com otimismo os próximos 90 minutos”, acrescentou.

Já o treinador do Rio Ave destacou os erros fatais que resultaram nos golos dos arouquenses.

“Não me parece que o jogo tenha começado mal, mas o desenrolar do mesmo é completamente fora do que era desejável, expectável e da nossa intenção. O primeiro golo resulta de um erro tático claro. Ao intervalo corrigimos algumas questões, sabíamos que um golo nos metia na eliminatória na forma positiva, tentei passar alguma serenidade, mas depois o segundo golo é de um erro horrível e no futebol isso paga-se. Demos oxigénio, ar e determinação a uma equipa que se apanha a ganhar”, explicou Miguel Cardoso.

“Continuamos a pecar na finalização. Tivemos oportunidades para marcar, mas é incrível como se falha e temos vindo a ser penalizados. Hoje novamente, porque um golo seria sempre diferente”, continuou o técnico vilacondense.

Ainda assim, Miguel Cardoso acredita na manutenção no primeiro escalão, embora a tarefa seja complicada.

“É possível. Difícil, mas já houve quem o tenha feito e o impossível é só o que nunca foi tentado. Eu acredito e não digo isto por bluff. Acho que se fizemos um golo esta equipa vai tremer, se fizemos um segundo golo vai tremer ainda mais. É fundamental este foco, dominar a emoções”, sublinhou.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …