Benjamin Netanyahu diz-se disposto a renunciar ao cargo no próximo ano

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita fez a sua proposta durante uma entrevista na televisão nacional, pedindo a formação de um Governo de unidade e de “emergência” durante três anos com o rival Partido Azul e Branco, que já negou a sugestão.

Benjamin Netanyahu disse que continuaria como primeiro-ministro durante ano e meio e permitiria que o líder do Partido Azul e Branco, Benny Gantz, assumisse o cargo por um segundo mandato de ano e meio, a partir de setembro de 2021.

“Desistirei do cargo de primeiro-ministro por um ano e meio“, afirmou Netanyahu numa entrevista na televisão nacional.

Yair Lapid, o líder sénior do partido, recusou a oferta de Netanyahu, dizendo que esta não era sincera. “Na próxima semana, escolheremos um novo presidente do Parlamento e trabalharemos para combater o novo coronavírus pelo bem do povo”, disse.

Israel está a enfrentar uma ameaça crescente da pandemia provocada pelo novo coronavírus, tendo sido detetados quase 900 casos positivos e uma morte, ocorrida na última sexta-feira.

Com grande parte dos cidadãos confinados em casa, a economia parece estar em perigo, com dezenas de milhares de pessoas a perder os empregos.

O Partido Azul e Branco acusa Netanyahu de usar a crise provocada pelo novo coronavírus para minar as instituições democráticas do país e tentar interferir no seu julgamento já agendado, no qual é acusado de corrupção.

Esta semana, o Governo aprovou ainda medidas de emergência que autorizam as suas agências de segurança a espiar dados de telemóveis de pessoas suspeitas de terem o novo coronavírus, ignorando a supervisão do Parlamento.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.