Nepal vai obrigar alpinistas a usar GPS no Everest (por segurança e não só)

Alguns dos alpinistas que nos próximos dois meses tentarem escalar o monte Everest terão de levar consigo aparelhos de GPS, numa iniciativa que visa aumentar a segurança e prevenir falsas alegações de alcance do cume.

Segundo anunciou esta segunda-feira Durga Dutta Dhakal, responsável pelo departamento de turismo do Nepal, os aparelhos de GPS serão colocados nos alpinistas durante a época de primavera para que os seus movimentos possam ser seguidos à medida que tentam subir até ao cume, de 8.850 metros de altura.

Centenas de alpinistas deverão tentar subir ao pico mais alto do mundo entre abril e maio, mas apenas alguns serão equipados com o aparelho de GPS, numa iniciativa experimental lançada pelo governo nepalense.

A medida tem como objectivo não apenas aumentar o grau de segurança dos alpinistas, mas também permitir a validação das proezas alegadas pelos alpinistas.

O ano passado, um casal indiano disse ter alcançado o pico e recebeu o certificado das autoridades, mas descobriu-se mais tarde que os “alpinistas” não tinham conseguido atingir a altitude alegada e tinham manipulado a sua fotografia do cume.

Os montanhistas, Dinesh e Tarakeshwari Rathod, um casal de polícias de nacionalidade indiana, diziam ser o primeiro casal da Índia a escalar a montanha mais famosa do mundo.

“A nossa investigação mostra que o casal falsificou a subida. Por isso, ficam proibidos de escalar qualquer montanha do Nepal durante dez anos”, afirmou Sudarshan Prasad Dhakal, director do Departamento de Turismo do Nepal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …