Nepal vai obrigar alpinistas a usar GPS no Everest (por segurança e não só)

Alguns dos alpinistas que nos próximos dois meses tentarem escalar o monte Everest terão de levar consigo aparelhos de GPS, numa iniciativa que visa aumentar a segurança e prevenir falsas alegações de alcance do cume.

Segundo anunciou esta segunda-feira Durga Dutta Dhakal, responsável pelo departamento de turismo do Nepal, os aparelhos de GPS serão colocados nos alpinistas durante a época de primavera para que os seus movimentos possam ser seguidos à medida que tentam subir até ao cume, de 8.850 metros de altura.

Centenas de alpinistas deverão tentar subir ao pico mais alto do mundo entre abril e maio, mas apenas alguns serão equipados com o aparelho de GPS, numa iniciativa experimental lançada pelo governo nepalense.

A medida tem como objectivo não apenas aumentar o grau de segurança dos alpinistas, mas também permitir a validação das proezas alegadas pelos alpinistas.

O ano passado, um casal indiano disse ter alcançado o pico e recebeu o certificado das autoridades, mas descobriu-se mais tarde que os “alpinistas” não tinham conseguido atingir a altitude alegada e tinham manipulado a sua fotografia do cume.

Os montanhistas, Dinesh e Tarakeshwari Rathod, um casal de polícias de nacionalidade indiana, diziam ser o primeiro casal da Índia a escalar a montanha mais famosa do mundo.

“A nossa investigação mostra que o casal falsificou a subida. Por isso, ficam proibidos de escalar qualquer montanha do Nepal durante dez anos”, afirmou Sudarshan Prasad Dhakal, director do Departamento de Turismo do Nepal.

ZAP // Lusa

RESPONDER

-

Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde …

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris

Festival "afro-feminista" gera polémica em França

Um festival planeado para este verão em Paris e reservado principalmente às mulheres negras desencadeou uma polémica, com a presidente da Câmara da capital francesa a defender a proibição de um evento "interdito aos brancos". Programado …

-

Mulheres são as maiores vítimas de assédio no trabalho, mas homens também sofrem

As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na …

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty denuncia Angola ao "abandono" com vídeo de grávida a dar à luz na rua

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua …

-

Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar

O Estado português leva 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus estudados, segundo divulgou esta segunda-feira a consultora Intrum Justitia. O relatório conclui que a Grécia é o …

-

Afinal, tarifa bi-horária de luz pode estar a prejudicar milhares de famílias

Há um universo de 1,34 milhões de consumidores que permanecem no mercado regulado de electricidade e 60% deles têm tarifas bi-horárias e tri-horárias que podem estar a penalizar as suas contas mensais. O alerta surge no …

-

Imobiliária "despachou" em dois dias 7 imóveis e 2 Porsches para fugir a penhora de 1.1 milhões

Uma imobiliária conseguiu vender a terceiros, em apenas dois dias, sete imóveis de que era proprietária na zona de Lisboa, colocando-os a salvo de uma penhora de que foi alvo, cujo valor ascende já …

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Centeno está "deslumbrado e a oferecer-se" ao Eurogrupo

Mário Centeno está "deslumbrado" e em "campanha de auto-promoção" para se tornar presidente do Eurogrupo. É Luís Marques Mendes quem o refere, criticando o ministro das Finanças por estar a "oferecer-se" para o cargo. Em declarações …

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Angola confirma que José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde

O Presidente de Angola está em Espanha por razões médicas, confirmou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Em declarações à rádio francesa RFI, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Georges Chikoti, confirmou que o Presidente …

A chanceler alemã, Angela Merkel

Merkel sugere que os europeus já não podem contar com EUA e Reino Unido

A chanceler alemã instou, no domingo, os países da União Europeia a manterem-se unidos e a tomarem as rédeas do seu destino, considerando que já lá vai o tempo em que se podia confiar totalmente …