Casal indiano “banido” do Nepal depois de falsa subida ao Evereste

O casal indiano foi proibido de escalar as montanhas do Nepal durante dez anos, depois das autoridades determinarem que a subida ao Evereste não passou de uma mentira.

Dinesh e Tarakeshwari Rathod, um casal de polícias de nacionalidade indiana, afirmaram ter chegado ao topo do Evereste a 23 de maio deste ano.

Os dois diziam ser o primeiro casal da Índia a escalar a montanha mais famosa do mundo e tiveram até direito a um certificado de escalada oferecido pelo Governo do Nepal.

Mas a história levantou várias suspeitas e agora, segundo o The Guardian, o veredicto final já foi conhecido: foram banidos durante dez anos de escalar qualquer montanha nepalesa.

“A nossa investigação mostra que o casal falsificou a subida. Por isso, ficam proibidos de escalar qualquer montanha do Nepal durante dez anos”, afirmou Sudarshan Prasad Dhakal, diretor do Departamento de Turismo do Nepal, citado pelo jornal britânico.

As dúvidas começaram a surgir quando outros montanhistas alegaram que o casal aparecia com roupas e botas diferentes nas fotografias da escalada das que apresentaram como prova da chegada ao topo da montanha.

Além disso, o montanhista Satyarup Sidhantha afirmou que as fotografias apresentadas pelos Rathod são, na verdade, imagens que ele próprio registou quando subiu ao Evereste e que foram alteradas.

Rashmi Shukla, comissário da polícia da cidade indiana de Pune, onde os dois trabalhavam, disse estar “chocado” com esta fraude e que este incidente “não só estraga a imagem da polícia indiana como também de todo o país”.

O agente diz que os dois funcionários desapareceram depois de terem sido entrevistados e que continuam desaparecidos. De acordo com as autoridades nepalesas, os dois guias sharpas que os ajudaram também estão em fuga.

E para piorar ainda mais a credibilidade deste casal, sabe-se agora que esta não é a primeira vez que os dois são apanhados.

Em novembro de 2014, Dinesh e Tarakeshwari também viram ser-lhes recusado um certificado por terem escalado os dez picos mais altos da Austrália.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …