/

Casal indiano “banido” do Nepal depois de falsa subida ao Evereste

1

O casal indiano foi proibido de escalar as montanhas do Nepal durante dez anos, depois das autoridades determinarem que a subida ao Evereste não passou de uma mentira.

Dinesh e Tarakeshwari Rathod, um casal de polícias de nacionalidade indiana, afirmaram ter chegado ao topo do Evereste a 23 de maio deste ano.

Os dois diziam ser o primeiro casal da Índia a escalar a montanha mais famosa do mundo e tiveram até direito a um certificado de escalada oferecido pelo Governo do Nepal.

Mas a história levantou várias suspeitas e agora, segundo o The Guardian, o veredicto final já foi conhecido: foram banidos durante dez anos de escalar qualquer montanha nepalesa.

“A nossa investigação mostra que o casal falsificou a subida. Por isso, ficam proibidos de escalar qualquer montanha do Nepal durante dez anos”, afirmou Sudarshan Prasad Dhakal, diretor do Departamento de Turismo do Nepal, citado pelo jornal britânico.

As dúvidas começaram a surgir quando outros montanhistas alegaram que o casal aparecia com roupas e botas diferentes nas fotografias da escalada das que apresentaram como prova da chegada ao topo da montanha.

Além disso, o montanhista Satyarup Sidhantha afirmou que as fotografias apresentadas pelos Rathod são, na verdade, imagens que ele próprio registou quando subiu ao Evereste e que foram alteradas.

Rashmi Shukla, comissário da polícia da cidade indiana de Pune, onde os dois trabalhavam, disse estar “chocado” com esta fraude e que este incidente “não só estraga a imagem da polícia indiana como também de todo o país”.

O agente diz que os dois funcionários desapareceram depois de terem sido entrevistados e que continuam desaparecidos. De acordo com as autoridades nepalesas, os dois guias sharpas que os ajudaram também estão em fuga.

E para piorar ainda mais a credibilidade deste casal, sabe-se agora que esta não é a primeira vez que os dois são apanhados.

Em novembro de 2014, Dinesh e Tarakeshwari também viram ser-lhes recusado um certificado por terem escalado os dez picos mais altos da Austrália.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE