/

Grupo neonazi divulga e-mails e senhas da OMS e da Fundação Bill e Melinda Gates

victorillen / Flickr

Um grupo neonazi divulgou quase 25 mil endereços de e-mail e senhas de funcionários da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Fundação Bill e Melinda Gates e de outras entidades que combatem a pandemia de Covid-19.

O grupo de inteligência do SITE – que monitoriza grupos terroristas islâmicos e de extrema-direita -, citado pelo Independent, indicou que esses dados foram divulgados no domingo e na segunda-feira.

“Neonazis e supremacistas brancos capitalizaram as listas e publicaram-nas de forma agressiva”, disse ao Washington Post Rita Katz, diretora executiva do SITE.

“Utilizando esses dados, membros de extrema-direita pediam uma campanha de assédio enquanto compartilhavam teorias da conspiração sobre a pandemia”, disse a responsável, acrescentando que “a distribuição dessas supostas credenciais é apenas uma parte de uma iniciativa da extrema-direita” que dura há meses.

Mais de nove mil e-mails e senhas pertencem aos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, 6.800 aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 5.120 ao Banco Mundial e 2.732 à OMS. Outros dados pertenciam à Fundação Bill e Melinda Gates, que anunciou um fundo de 150 milhões de dólares (138 milhões de euros) para combater a pandemia de Covid-19.

Os dados foram partilhados no 4chan e depois encaminhados para o Twitter e para canais extremistas através do Telegram.

De acordo com o Washington Post, as informações obtidas com o uso desses dados já foram usadas para fins de desinformação, ligando o surto de coronavírus ao VIH.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.