/

Negócio de 1,4 milhões entre o ex-director-geral da Energia e a EDP investigado

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

Uma denúncia de dois ex-governantes levou o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) a investigar um negócio de 1,4 milhões de euros concretizado entre o ex-director-geral da Energia e a EDP.

O Observador teve acesso aos dados do processo e reporta que o DCIAP está a investigar a venda à EDP de 40% das acções de uma empresa de certificação energética que pertenciam ao ex-director-geral da Energia.

Miguel Barreto, que esteve na Direcção Geral da Energia entre 2004 e 2008, terá recebido cerca de 1,4 milhões de euros pelo negócio.

As suspeitas em torno da venda das acções foram levantadas depois de denúncias do ex-secretário de Estado da Energia do Governo de Passos Coelho, Henrique Gomes, e do seu ex-chefe de gabinete, Tiago Andrade e Sousa, reporta o jornal online.

Gesto Energy Consulting / Facebook

Miguel Barreto, ex-director-geral da Energia e actual CEO da Gesto Energy Consulting

Miguel Barreto, ex-director-geral da Energia e actual CEO da Gesto Energy Consulting

Estes elementos terão levantado dúvidas quanto à concessão à EDP de uma licença ilimitada para a exploração da Central Térmica de Sines.

Esta licença terá sido aprovada por Miguel Barreto em 2007, e estará avaliada em “várias centenas de milhões de euros”, mas terá sido concedida sem ter ficado definida qualquer contrapartida económica para o Estado, avança o Observador.

Três anos depois da atribuição da licença, Miguel Barreto vendeu a participação na empresa Home Energy II, SA, fundada em 2008, à EDP por 1,4 milhões de euros.

Estes contornos estão a ser investigados pelo DCIAP no âmbito das suspeitas de corrupção que envolvem a EDP e que já levaram à constituição como arguido de António Mexia, o actual presidente executivo da empresa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.