Encontrado um navio de carga intacto no Mar Báltico. Era uma peça-chave para o Império Holandês

Um naufrágio de um navio de carga no início do século XVII foi encontrado a uma profundidade de 85 metros no Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.

O naufrágio foi encontrado o mapeamento do fundo do mar e, inicialmente, os seus descobridores pensaram que eram os restos de um navio da I ou II Guerra Mundial. O grupo de mergulho finlandês Badewanne partiu numa missão de inspeção. “No entanto, descobrimos que não era o que pensávamos, mas algo completamente diferente”, disse Jouni Polkko, membro da equipa Badewanne, de acordo com a ABC.

O navio, que naufragou entre a península de Hanko na Finlândia e a ilha de Hiiumaa na Estónia, era consideravelmente mais antigo do que se suspeitava.

“Rapidamente durante o mergulho, ficou claro que se tratava de um naufrágio antigo e de um navio mercante do tipo filibote. Os filibotes foram projetados na Holanda e usados ​​como navios mercantes no século XVII. Poderia navegar com uma pequena tripulação e, portanto, transportar uma grande quantidade de carga”, explicou Polkko.

Estes navios tinham três mastros com porões grandes onde, ao contrário da maioria dos cargueiros europeus da época, não era possível montar armas.

Foram feitos dois mergulhos no local. Dado que o naufrágio está a uma profundidade de cerca de 85 metros, a operação foi altamente complexa. “O que torna estas descoberta ótima é que o seu casco está totalmente intacto. É verdade, porém, que foi atingido por uma traineira que o danificou um pouco, que destruiu os mastros e algumas estruturas do convés, por exemplo”, disse Polkko.

Sobre as causas do naufrágio, “como o casco está intacto, é provável que o navio tenha virado numa tempestade ou que tenha tido uma fuga de água”, resume Polkko.

Quando identificaram o naufrágio como um navio antigo, o grupo de mergulho contactou Niklas Erikson, professor de arqueologia marinha da Universidade de Estocolmo, que confirmou que poderia ser um dos primeiros representantes de um tipo de navio do século XVII. Segundo Erikson, o naufrágio apresenta muitas das características típicas dos filibotes, mas também possui características individuais, como a estrutura da popa.

“O naufrágio oferece uma oportunidade única para investigar o desenvolvimento de um tipo de navio que navegou ao redor do mundo e se tornou a ferramenta que lançou as bases para a globalização moderna inicial“, disse Erikson, em comunicado.

De acordo com Polkko, este navio pode ser um navio mercante holandês – ou uma cópia local de um – que navegou sozinho no Mar Báltico. Algumas das respostas sobre o navio e a sua história podem ser encontradas na Dinamarca. Se o navio passou pela Dinamarca a caminho do Mar Báltico, pode haver registos nos antigos arquivos alfandegários do país.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …