/

Encontrado um navio de carga intacto no Mar Báltico. Era uma peça-chave para o Império Holandês

Um naufrágio de um navio de carga no início do século XVII foi encontrado a uma profundidade de 85 metros no Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.

O naufrágio foi encontrado o mapeamento do fundo do mar e, inicialmente, os seus descobridores pensaram que eram os restos de um navio da I ou II Guerra Mundial. O grupo de mergulho finlandês Badewanne partiu numa missão de inspeção. “No entanto, descobrimos que não era o que pensávamos, mas algo completamente diferente”, disse Jouni Polkko, membro da equipa Badewanne, de acordo com a ABC.

O navio, que naufragou entre a península de Hanko na Finlândia e a ilha de Hiiumaa na Estónia, era consideravelmente mais antigo do que se suspeitava.

“Rapidamente durante o mergulho, ficou claro que se tratava de um naufrágio antigo e de um navio mercante do tipo filibote. Os filibotes foram projetados na Holanda e usados ​​como navios mercantes no século XVII. Poderia navegar com uma pequena tripulação e, portanto, transportar uma grande quantidade de carga”, explicou Polkko.

Estes navios tinham três mastros com porões grandes onde, ao contrário da maioria dos cargueiros europeus da época, não era possível montar armas.

Foram feitos dois mergulhos no local. Dado que o naufrágio está a uma profundidade de cerca de 85 metros, a operação foi altamente complexa. “O que torna estas descoberta ótima é que o seu casco está totalmente intacto. É verdade, porém, que foi atingido por uma traineira que o danificou um pouco, que destruiu os mastros e algumas estruturas do convés, por exemplo”, disse Polkko.

Sobre as causas do naufrágio, “como o casco está intacto, é provável que o navio tenha virado numa tempestade ou que tenha tido uma fuga de água”, resume Polkko.

Quando identificaram o naufrágio como um navio antigo, o grupo de mergulho contactou Niklas Erikson, professor de arqueologia marinha da Universidade de Estocolmo, que confirmou que poderia ser um dos primeiros representantes de um tipo de navio do século XVII. Segundo Erikson, o naufrágio apresenta muitas das características típicas dos filibotes, mas também possui características individuais, como a estrutura da popa.

“O naufrágio oferece uma oportunidade única para investigar o desenvolvimento de um tipo de navio que navegou ao redor do mundo e se tornou a ferramenta que lançou as bases para a globalização moderna inicial“, disse Erikson, em comunicado.

De acordo com Polkko, este navio pode ser um navio mercante holandês – ou uma cópia local de um – que navegou sozinho no Mar Báltico. Algumas das respostas sobre o navio e a sua história podem ser encontradas na Dinamarca. Se o navio passou pela Dinamarca a caminho do Mar Báltico, pode haver registos nos antigos arquivos alfandegários do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.