Pela primeira vez, uma nave espacial “ressuscitou” um satélite morto

Pela primeira vez, uma nave espacial conseguiu “ressuscitar” um satélite de comunicações antigo que tinha deixado de funcionar em órbita geoestacionária.

Na sexta-feira passada, a Northrop Grumman, uma multinacional norte-americana que atua no ramo da indústria aeroespacial e defesa, anunciou, em comunicado, que o seu Mission Extension Vehicle-1 (MEV1) restaurou o satélite Intelsat 901 e fez com que este retomasse as operações.

Após o lançamento num foguete Proton em outubro de 2019, o veículo de manutenção da Northrop Grumman usou o seu sistema de acoplamento mecânico para se juntar ao Intelsat 901 a 25 de fevereiro, a uma altitude de 36 mil quilómetros acima da Terra.

O MEV-1 reduziu a inclinação do satélite em 1,6 graus e realocou-o para um novo local orbital, a 332,5° leste. O Intelsat transferiu cerca de 30 dos seus clientes comerciais e governamentais para o satélite há duas semanas. A transição do serviço demorou aproximadamente seis horas e foi bem-sucedida.

Esta foi a primeira vez que duas naves espaciais comerciais atracaram juntas sem sair da órbita.

Nos próximos cinco anos, a sonda vai continuar a garantir que o satélite permanece no lugar certo antes de enviá-lo para a “órbita cemitério”, que está localizada tão longe da Terra que qualquer satélite “morto” não interferirá com os que ainda estão operacionais.

O MEV-1 estará disponível para fornecer serviços adicionais de extensão de missão, de acordo com a Northrop, incluindo elevação de órbita, correções de inclinação e inspeções.

A Northrop já está a construir um segundo MEV para atender outro satélite Intelsat, 1002, ainda este ano.

Este marco no serviço de satélites acontece quando tanto a órbita baixa da Terra como o espaço geoestacionário – onde satélites de comunicação grandes e caros costumam ser colocados para manter a sua posição no solo – se estão a tornar mais lotados, explicou a Ars Technica.

A disponibilidade de um serviço como o oferecido pelo MEV-1 permite que os provedores de satélites prolonguem a vida útil dos ativos antigos, mas também removam aqueles com os quais já perderam o controlo.

Ao encontrar uma nova forma de restaurar e, eventualmente, aposentar satélites, a técnica poderá ser usada para prevenir e limpar a perigosa nuvem de lixo espacial em redor da Terra.

Este tipo de serviço é visto na comunidade espacial como importante para manter a órbita o mais organizada possível nas próximas décadas.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só bater os olhos, já dar ver que foi feito no paint, satélite ali nem metal, povo esta economizando estão usando paint, antigamente eles pegavam faziam umas coisas mais realistas

    se els podem até colocar aquela neve na imagem porque não então colocar um planeta inteiro, né NASA?

    NASAlândia, onde ali tudo possivel, eles conseguiram enviar até um foguete pro espaço, pra lua, só esqueceram de avisar eles, que no espaço não tem oxigênio, é vácuo, logo foguete nenhum feito na terra pode queimar combustivel no espaço onde tudo é vacuo, , nem pra ir nem pra voltar, isso até uma criança sabe, pega uma vela acesa, coloca um copo em cima e a vela vai apagar por não ter óxigênio

  2. kkk Cadê a imagem? Era uma imagem tão perfeita, tão real e feito no windows 95, paint versão 0.1, uma obra clásssica do CGI (Computers Graphics Imaginary)

    E os atores da NASAlândia não ficam nem mais vermelhos de tanto que enganam as pessoas, pinóquio deve estar se remoendo , porque não tem onde crescer mais o nariz na cara de pau desses astronautas de fundo de piscina kkk

    Esse mundo é realmente ilário, nota 10 para cada um deles, e 0 para nós, somos nós que bancamos os atores cara de pau NASAlândia

    E muitas pessoas da população passando necessidades, passando fome, e esses atores rindo da nossa cara fazendo aquele teatro mentiroso maçonico

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …