Encontrado naufrágio nazi que pode conter a perdida Câmara de Âmbar, a “8ª Maravilha do mundo”

Uma equipa de mergulhadores e especialistas polacos localizou no fundo do Mar Báltico um navio de guerra nazi que foi afundado durante a II Guerra Mundial e que poderia conter a lendária Câmara de Âmbar, perdida há mais de meio século.

De acordo com a agência de notícias PAP, o naufrágio do navio alemão Karlsruhe foi descoberto cerca de 88 metros abaixo do nível do mar, na costa de Ustka, na Polónia. Foi encontrado por mergulhadores que exploravam a área em busca do navio de guerra que naufragou em 13 de abril de 1945 após ser atacado por uma aeronave soviética.

O navio de 60 metros de comprimento foi usado na evacuação da Prússia Oriental quando o Estado alemão nazi enfrentava a derrota e ordenou que civis e militares fugissem dos territórios que controlavam na Europa Central e Oriental.



Tomasz Stachura, especialista do grupo de mergulho da Baltictech, disse que a equipa estava à procura deste barco barco há mais de um ano – e parece que finalmente encontraram-no.

“Está praticamente intacto. Nos seus porões descobrimos veículos militares, porcelanas e muitas caixas com conteúdo até então desconhecido”, disse Stachura, explicando que a descoberta “pode fornecer informações relevantes sobre o desaparecimento da lendária Câmara de Âmbar”.

A Câmara de Âmbar, projetada por mestres alemães, foi presenteada ao imperador russo Pedro, o Grande em 1716 e desapareceu durante a II Guerra Mundial depois de ser roubada pelas tropas nazis que saquearam o Palácio de Catarina, localizado na cidade de Tsárskoye Seló, nos arredores do que era então Leningrado.

A pista perde-se na cidade de Königsberg, rebatizada de Kaliningrado após a guerra. Desde então, o destino da Câmara Âmbar, apelidada de oitava maravilha do mundo, é incerto.

No entanto, os investigadores parecem ter uma nova pista. Os historiadores mencionam que, na sua última viagem, o Karlsruhe partiu com pressa e fortemente escoltado do porto de Königsberg com uma grande carga. Levava 1.083 refugiados e 360 ​​toneladas de carga. Apenas 113 pessoas sobreviveram ao seu naufrágio.

“Não queremos ficar empolgados mas, se os alemães trouxeram a Câmara de Âmbar para o outro lado do Mar Báltico, o Karlsruhe foi a sua última oportunidade”, disse Stachura.

Especialistas alertam que o navio não deve ser confundido com outro chamado Karlsruhe, que também foi descoberto recentemente na costa da Noruega e que naufragou em 1940.

Em 2003, uma réplica da famosa câmara foi inaugurada no Palácio de Catarina, que hoje é um museu. Na sua construção, iniciada em 1979, foram utilizadas seis toneladas de âmbar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …