/

Encontrado naufrágio nazi que pode conter a perdida Câmara de Âmbar, a “8ª Maravilha do mundo”

Uma equipa de mergulhadores e especialistas polacos localizou no fundo do Mar Báltico um navio de guerra nazi que foi afundado durante a II Guerra Mundial e que poderia conter a lendária Câmara de Âmbar, perdida há mais de meio século.

De acordo com a agência de notícias PAP, o naufrágio do navio alemão Karlsruhe foi descoberto cerca de 88 metros abaixo do nível do mar, na costa de Ustka, na Polónia. Foi encontrado por mergulhadores que exploravam a área em busca do navio de guerra que naufragou em 13 de abril de 1945 após ser atacado por uma aeronave soviética.

O navio de 60 metros de comprimento foi usado na evacuação da Prússia Oriental quando o Estado alemão nazi enfrentava a derrota e ordenou que civis e militares fugissem dos territórios que controlavam na Europa Central e Oriental.

Tomasz Stachura, especialista do grupo de mergulho da Baltictech, disse que a equipa estava à procura deste barco barco há mais de um ano – e parece que finalmente encontraram-no.

“Está praticamente intacto. Nos seus porões descobrimos veículos militares, porcelanas e muitas caixas com conteúdo até então desconhecido”, disse Stachura, explicando que a descoberta “pode fornecer informações relevantes sobre o desaparecimento da lendária Câmara de Âmbar”.

A Câmara de Âmbar, projetada por mestres alemães, foi presenteada ao imperador russo Pedro, o Grande em 1716 e desapareceu durante a II Guerra Mundial depois de ser roubada pelas tropas nazis que saquearam o Palácio de Catarina, localizado na cidade de Tsárskoye Seló, nos arredores do que era então Leningrado.

A pista perde-se na cidade de Königsberg, rebatizada de Kaliningrado após a guerra. Desde então, o destino da Câmara Âmbar, apelidada de oitava maravilha do mundo, é incerto.

No entanto, os investigadores parecem ter uma nova pista. Os historiadores mencionam que, na sua última viagem, o Karlsruhe partiu com pressa e fortemente escoltado do porto de Königsberg com uma grande carga. Levava 1.083 refugiados e 360 ​​toneladas de carga. Apenas 113 pessoas sobreviveram ao seu naufrágio.

“Não queremos ficar empolgados mas, se os alemães trouxeram a Câmara de Âmbar para o outro lado do Mar Báltico, o Karlsruhe foi a sua última oportunidade”, disse Stachura.

Especialistas alertam que o navio não deve ser confundido com outro chamado Karlsruhe, que também foi descoberto recentemente na costa da Noruega e que naufragou em 1940.

Em 2003, uma réplica da famosa câmara foi inaugurada no Palácio de Catarina, que hoje é um museu. Na sua construção, iniciada em 1979, foram utilizadas seis toneladas de âmbar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.