NATO acusa Moscovo de violar tratado de armas nucleares

Gage Skidmore / Flickr

Mike Pompeo, chefe da diplomacia norte-americana

A NATO secundou esta terça-feira, em Bruxelas, as acusações dos EUA de que a Rússia violou o tratado de armas nucleares de curto e médio alcance de 1987.

“Pedimos à Rússia que volte urgentemente ao cumprimento total e verificável do tratado. Agora, depende da Rússia preservá-lo“, afirmaram os chefes da diplomacia dos 29 países da Aliança – tendo em pano de fundo a ameaça dos EUA de abandonarem o acordo se Moscovo não recuar.

O Tratado INF (Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário) baniu os mísseis nucleares de curto e médio alcance – 500 a 5500 quilómetros – na Europa.

“Os aliados concluíram que a Rússia desenvolveu e implantou um sistema de mísseis, o 9M729, que viola o Tratado INF e representa riscos significativos para a segurança euro-atlântica”, declararam os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO no final do primeiro de dois dias de reunião.

“Apoiamos firmemente a constatação dos EUA de que a Rússia está a violar objetivamente as suas obrigações” ao abrigo do Tratado INF, sublinharam os ministros da NATO na declaração publicada no final da reunião desta terça-feira.

Aos jornalistas, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, disse que deu à Rússia um prazo de 60 dias para voltar a cumprir as suas obrigações, caso contrário os EUA retiram-se do Tratado INF.

“Durante esses 60 dias, não iremos testar, produzir ou projetar” quaisquer sistemas de mísseis, disse Mike Pompeo, acrescentando que os EUA têm instado a Rússia a regressar aos termos do acordo. Contudo, “até agora não há qualquer indicação de que tenham qualquer intenção de o fazer”, concluiu.

Os mísseis de médio alcance que os EUA e a NATO acusam a Rússia de projetar na Europa permitem que Moscovo lance um ataque nuclear contra países aliados num prazo muito curto.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …