/

NATO acusa Moscovo de violar tratado de armas nucleares

Gage Skidmore / Flickr

Mike Pompeo, chefe da diplomacia norte-americana

A NATO secundou esta terça-feira, em Bruxelas, as acusações dos EUA de que a Rússia violou o tratado de armas nucleares de curto e médio alcance de 1987.

“Pedimos à Rússia que volte urgentemente ao cumprimento total e verificável do tratado. Agora, depende da Rússia preservá-lo“, afirmaram os chefes da diplomacia dos 29 países da Aliança – tendo em pano de fundo a ameaça dos EUA de abandonarem o acordo se Moscovo não recuar.

O Tratado INF (Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário) baniu os mísseis nucleares de curto e médio alcance – 500 a 5500 quilómetros – na Europa.

“Os aliados concluíram que a Rússia desenvolveu e implantou um sistema de mísseis, o 9M729, que viola o Tratado INF e representa riscos significativos para a segurança euro-atlântica”, declararam os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO no final do primeiro de dois dias de reunião.

“Apoiamos firmemente a constatação dos EUA de que a Rússia está a violar objetivamente as suas obrigações” ao abrigo do Tratado INF, sublinharam os ministros da NATO na declaração publicada no final da reunião desta terça-feira.

Aos jornalistas, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, disse que deu à Rússia um prazo de 60 dias para voltar a cumprir as suas obrigações, caso contrário os EUA retiram-se do Tratado INF.

“Durante esses 60 dias, não iremos testar, produzir ou projetar” quaisquer sistemas de mísseis, disse Mike Pompeo, acrescentando que os EUA têm instado a Rússia a regressar aos termos do acordo. Contudo, “até agora não há qualquer indicação de que tenham qualquer intenção de o fazer”, concluiu.

Os mísseis de médio alcance que os EUA e a NATO acusam a Rússia de projetar na Europa permitem que Moscovo lance um ataque nuclear contra países aliados num prazo muito curto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.