Natalie Portman recusa prémio por causa de Netanyahu

A atriz israelo-americana Natalie Portman não vai comparecer na cerimónia do prémio Genesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Em novembro, Natalie Portman foi anunciada como vencedora do prémio Genesis, um prémio instituido pela Fundação Prémio Genesis atribuido a personalidades judaicas que se destacam no mundo.

A atriz iria receber o prémio, juntamente com um prémio monetário no valor de um milhão de euros, em junho deste ano. No entanto, Natalie Portman anunciou este fim-de-semana que não iria à cerimónia. Entretanto, a fundação cancelou o evento.

Portman recusou comparecer na cerimónia daquele que é considerado o “Nobel judaico” por não querer ser associada ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Ainda assim, a decisão da atriz israelo-americana foi comunicada pelos seus representantes à organização do evento sem apresentação de motivos. Miri Regev, ministra da cultura, perante a ausência de explicações da atriz, acusou-a de estar ao lado dos países que defendem o boicote e sanções a Israel.

Natalie Portman utilizou a rede social Instagram para responder à ministra, e acabou por admitir que não queria ser associada a Netanyahu. “Tal como muitos israelitas e judeus em todo o mundo, posso ser crítica com a liderança de Israel sem querer boicotar toda a nação”.

My decision not to attend the Genesis Prize ceremony has been mischaracterized by others. Let me speak for myself. I chose not to attend because I did not want to appear as endorsing Benjamin Netanyahu, who was to be giving a speech at the ceremony. By the same token, I am not part of the BDS movement and do not endorse it. Like many Israelis and Jews around the world, I can be critical of the leadership in Israel without wanting to boycott the entire nation. I treasure my Israeli friends and family, Israeli food, books, art, cinema, and dance. Israel was created exactly 70 years ago as a haven for refugees from the Holocaust. But the mistreatment of those suffering from today’s atrocities is simply not in line with my Jewish values. Because I care about Israel, I must stand up against violence, corruption, inequality, and abuse of power. Please do not take any words that do not come directly from me as my own. This experience has inspired me to support a number of charities in Israel. I will be announcing them soon, and I hope others will join me in supporting the great work they are doing.

Uma publicação partilhada por Natalie Portman (@natalieportman) a

Michael Douglas e o ex-presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, já receberam o galardão. Este prémio tem um valor financeiro que seria dobrado pelo filantropo israelita Morris Kahn.

Segundo o Diário de Notícias, o prémio é entregue a organizações de solidariedade e a organização do prémio espera que Natalie Portman não recuse o dinheiro, de forma a doá-lo a instituições ligadas aos direitos das mulheres (como era inicialmente a sua intenção).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …