/

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai ajudar a cumprir.

O empresário canadiano Neil Darroch desenhou o SeeArch, um equipamento de flutuação pessoal que facilita os resgates em mar aberto.

Quando não está a ser usado, o SeeArch fica guardado numa bolsa ao redor da cintura do utilizador. Se essa pessoa cair no mar e não conseguir voltar para a sua embarcação, basta puxar uma corda para que um cartuxo com CO2 integrado encha rapidamente o arco, que salta automaticamente para fora da bolsa e flutua na superfície.

Segundo o New Atlas, o arco, que se forma em apenas oito segundos, é formado por um triângulo amarelo altamente visível de 1,5 metros.

Quando a ajuda chega, o utilizador só tem de colocar a cabeça e os ombros na parte inferior do arco, com os braços estendidos para os lados. A equipa de resgate consegue, assim, agarrar o arco e puxar o utilizador para fora de água, como se fosse uma bóia.

O SeeArch tem outra funcionalidade: se o utilizador precisar de pausas periódicas para sair da água, de forma a não se afogar, basta puxar o equipamento para baixo e sentar-se em cima dele.

Depois de cada utilização, o equipamento é esvaziado e colocado na bolsa. Existem dois modelos de SeeArch: a versão “Sport”, relativamente leve e elegante, e o modelo “Mariner”, mais pesado. Custam, respetivamente, 153 e 169 dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.