Nasceu uma nova praia no Alentejo

A mais jovem das praias alentejanas localiza-se perto da aldeia de Amieira, no concelho de Portel. Com 600 metros de areal e uma zona relvada, a praia, inaugurada oficialmente esta segunda-feira, é a terceira da albufeira do Alqueva.

“Espero que a praia venha a dignificar o Alqueva e o concelho de Portel e que seja um pólo de atração para muitos visitantes ao nosso concelho e à região”, disse o presidente da câmara municipal, José Manuel Grilo, citado pela agência Lusa.

A praia, que tem vigilância assegurada mas apenas num quarto do total da sua dimensão – em cerca de 150 metros -, possui serviços de apoio, incluindo bar e restaurante, além dos balneários e instalações sanitárias. “É 100% acessível a todos”, garantiu o autarca, citado pelo Público. O espaço já incluía um ancoradouro e um parque de merendas, que se mantêm.

O projecto, que contou na inauguração com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, envolveu um investimento de meio milhão de euros, confirmou Grilo, valor assegurado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, em 400 mil euros, e o restante pelo município.

“Um investimento que vai ter um grande significado para o desenvolvimento turístico do concelho e, principalmente, do Alqueva”, assegurou o autarca.

Portel já tem planos para mais uma praia fluvial: será junto à aldeia de Alqueva e a autarquia confirmou que já foi dado início aos estudos. A praia deverá estar pronta a abrir em 2020.

No Alqueva, até agora, existiam duas praias fluviais: uma em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e outra em Mourão. A primeira fica no Centro Náutico de Monsaraz e tem Bandeira Azul desde a sua abertura em 2017. No mesmo verão foi aberta a segunda, localizada no Parque de Merendas de Mourão e com 320 metros de areal e relvado com chapéus-de-sol, além de uma plataforma flutuante que inclui escada para banhista, uma torre de saltos e escorrega.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As praias também nascem! Não sabia. O verbo nascer é próprio dos animais, não adequada para os fenómenos de que fala o artigo. Querido Zap, não hesites em investir no emprego de alguém que perceba as regras da nossa língua’ sobretudo quando se trata de traduções, muito frequêntes aqui.

    • Caro leitor,
      Em primeiro lugar, “nascer” não é verbo exclusivo dos animais. Os rios, por exemplo, nascem (naquele sítio que se chama… nascente). O Sol também nasce — e, veja lá, faz isso todos os dias. Esperamos que se um dia dissermos que o Sol se pôs, não nos venha dizer que quem põe são as galinhas.
      Em segundo lugar, há uma coisa que se chama “linguagem figurada”, que não nos parece adequado investir em explicar-lhe o que é, mas que lhe adiantamos que gostamos de fazer de vez em quando.
      Em terceiro lugar, no ZAP não há nada “frequênte”. O que quer que seja que façamos muitas vezes, fazemo-lo sem circunflexo.

    • Neste caso pode-se dizer que “nasceu uma praia”, pois trata-se de uma albufeira criada de modo “artificial” (ou seja “nascida pela mão do Homem”). A envolvente teve, assim, de ser adaptada e arranjada.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …