Nasceu uma nova praia no Alentejo

A mais jovem das praias alentejanas localiza-se perto da aldeia de Amieira, no concelho de Portel. Com 600 metros de areal e uma zona relvada, a praia, inaugurada oficialmente esta segunda-feira, é a terceira da albufeira do Alqueva.

“Espero que a praia venha a dignificar o Alqueva e o concelho de Portel e que seja um pólo de atração para muitos visitantes ao nosso concelho e à região”, disse o presidente da câmara municipal, José Manuel Grilo, citado pela agência Lusa.

A praia, que tem vigilância assegurada mas apenas num quarto do total da sua dimensão – em cerca de 150 metros -, possui serviços de apoio, incluindo bar e restaurante, além dos balneários e instalações sanitárias. “É 100% acessível a todos”, garantiu o autarca, citado pelo Público. O espaço já incluía um ancoradouro e um parque de merendas, que se mantêm.

O projecto, que contou na inauguração com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, envolveu um investimento de meio milhão de euros, confirmou Grilo, valor assegurado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, em 400 mil euros, e o restante pelo município.

“Um investimento que vai ter um grande significado para o desenvolvimento turístico do concelho e, principalmente, do Alqueva”, assegurou o autarca.

Portel já tem planos para mais uma praia fluvial: será junto à aldeia de Alqueva e a autarquia confirmou que já foi dado início aos estudos. A praia deverá estar pronta a abrir em 2020.

No Alqueva, até agora, existiam duas praias fluviais: uma em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e outra em Mourão. A primeira fica no Centro Náutico de Monsaraz e tem Bandeira Azul desde a sua abertura em 2017. No mesmo verão foi aberta a segunda, localizada no Parque de Merendas de Mourão e com 320 metros de areal e relvado com chapéus-de-sol, além de uma plataforma flutuante que inclui escada para banhista, uma torre de saltos e escorrega.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As praias também nascem! Não sabia. O verbo nascer é próprio dos animais, não adequada para os fenómenos de que fala o artigo. Querido Zap, não hesites em investir no emprego de alguém que perceba as regras da nossa língua’ sobretudo quando se trata de traduções, muito frequêntes aqui.

    • Caro leitor,
      Em primeiro lugar, “nascer” não é verbo exclusivo dos animais. Os rios, por exemplo, nascem (naquele sítio que se chama… nascente). O Sol também nasce — e, veja lá, faz isso todos os dias. Esperamos que se um dia dissermos que o Sol se pôs, não nos venha dizer que quem põe são as galinhas.
      Em segundo lugar, há uma coisa que se chama “linguagem figurada”, que não nos parece adequado investir em explicar-lhe o que é, mas que lhe adiantamos que gostamos de fazer de vez em quando.
      Em terceiro lugar, no ZAP não há nada “frequênte”. O que quer que seja que façamos muitas vezes, fazemo-lo sem circunflexo.

    • Neste caso pode-se dizer que “nasceu uma praia”, pois trata-se de uma albufeira criada de modo “artificial” (ou seja “nascida pela mão do Homem”). A envolvente teve, assim, de ser adaptada e arranjada.

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …