Nasceram “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina” (em protesto contra Trump)

Nele Caluwé / Flickr

Um casal palestiniano escolheu para os seus três gémeos recém-nascidos os nomes de “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina”, com o objectivo de criticar o reconhecimento de Jerusalém como capital israelita por Donald Trump. Mas, diz a mãe, na região a falta de fraldas e leite são problemas muito maiores.

Há muitas formas de expressar discordância com um anúncio político que se considera errado. Na Faixa de Gaza, um casal deu aos seus trigémeos os nomes de “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina”, em protesto contra a decisão norte-americana de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Graças a Deus tive trigémeos e pudemos responder à decisão do presidente norte-americano Donald Trump”, disse Islam al-Sukili, 25 anos, a mãe dos meninos Jerusalém e Palestina, e da menina Capital. Segundo a Deutsche Welle, a família palestina vive em Khan Yunes, no sul de Gaza.

Os bebés nasceram duas semanas após o anúncio de Trump, a 6 de dezembro de 2017, data em que os Estados Unidos reconheceram Jerusalém como capital de Israel. A iniciativa unilateral e inesperada da diplomacia americana provocou a ira dos palestinianos, que reivindicam Jerusalém Oriental como a capital do Estado a que aspiram.

Israel, que considera Jerusalém sua capital indivisível, ocupou a zona oriental em 1967 e anexou-a em 1980. Parte da comunidade internacional condena como ilegal a anexação de Jerusalém Oriental, e defende que o estatuto final da cidade, considerada santa pelas religiões judaica, cristã e islâmica, seja estabelecido em negociações entre israelitas e palestinianos.

A decisão de Trump não tem qualquer valor, Jerusalém é a nossa capital eterna”, declara o pai dos trigémeos, Nidal Sukili, de 30 anos, que está desempregado. Mas enquanto isso, num território atingido por guerras e pela pobreza, alvo de bloqueios por parte de Israel e do Egipto, o problema “são as fraldas e o leite”, diz a mãe.

ZAP // Deutsche Welle / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …