Nasceram “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina” (em protesto contra Trump)

Nele Caluwé / Flickr

Um casal palestiniano escolheu para os seus três gémeos recém-nascidos os nomes de “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina”, com o objectivo de criticar o reconhecimento de Jerusalém como capital israelita por Donald Trump. Mas, diz a mãe, na região a falta de fraldas e leite são problemas muito maiores.

Há muitas formas de expressar discordância com um anúncio político que se considera errado. Na Faixa de Gaza, um casal deu aos seus trigémeos os nomes de “Jerusalém”, “Capital” e “Palestina”, em protesto contra a decisão norte-americana de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Graças a Deus tive trigémeos e pudemos responder à decisão do presidente norte-americano Donald Trump”, disse Islam al-Sukili, 25 anos, a mãe dos meninos Jerusalém e Palestina, e da menina Capital. Segundo a Deutsche Welle, a família palestina vive em Khan Yunes, no sul de Gaza.

Os bebés nasceram duas semanas após o anúncio de Trump, a 6 de dezembro de 2017, data em que os Estados Unidos reconheceram Jerusalém como capital de Israel. A iniciativa unilateral e inesperada da diplomacia americana provocou a ira dos palestinianos, que reivindicam Jerusalém Oriental como a capital do Estado a que aspiram.

Israel, que considera Jerusalém sua capital indivisível, ocupou a zona oriental em 1967 e anexou-a em 1980. Parte da comunidade internacional condena como ilegal a anexação de Jerusalém Oriental, e defende que o estatuto final da cidade, considerada santa pelas religiões judaica, cristã e islâmica, seja estabelecido em negociações entre israelitas e palestinianos.

A decisão de Trump não tem qualquer valor, Jerusalém é a nossa capital eterna”, declara o pai dos trigémeos, Nidal Sukili, de 30 anos, que está desempregado. Mas enquanto isso, num território atingido por guerras e pela pobreza, alvo de bloqueios por parte de Israel e do Egipto, o problema “são as fraldas e o leite”, diz a mãe.

ZAP // Deutsche Welle / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …