/

NASA mostra como cada elemento da tabela periódica surgiu no Universo

A tabela periódica com códigos coloridos mostra os melhores palpites dos cientistas sobre a origem nuclear de todos os elementos conhecidos. O quadro foi publicado como “imagem do dia” pelo site da NASA, a 24 de outubro.

A cor azul significa fusão no Big Bang, a verde mostra elementos produzidos por estrelas de massa baixa que estavam a morrer, a cor amarela é para elementos criados por estrelas massivas que explodiram, o cor de rosa é para a fissão de raios cósmicos, o lilás representa a união de estrelas de neutrão e a cinza as estrelas anãs brancas que explodiram.

O hidrogénio presente no nosso corpo, presente em cada molécula de água, veio do Big Bang. E, segundo a NASA, não haverá outra fonte de hidrogénio no universo.

Já o carbono do corpo foi criado pela fusão nuclear que acontece no interior de estrelas, assim como o oxigénio. A maioria do ferro das hemoglobinas foi produzido em estrelas supernovas há muito tempo e muito longe daqui.

O ouro das joias foi provavelmente feito a partir das estrelas de neutrões que colidiram. Elementos como o fósforo e cobre estão presentes no nosso corpo em apenas pequenas quantidades, mas são essenciais para a vida.

O local da criação do núcleo do cobre, porém, não é totalmente conhecido. Este e outros elementos continuam a ser estudados de perto por cientistas através da observação e de modelos computacionais.

Pablo Carlos Budassi / Wikimedia

Conceito artístico do aspecto de todo o Universo conhecido / observável numa única imagem radial logarítmica, por Pablo Carlos Budassi

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.