NASA matou 27 macacos que estavam no seu centro de investigação num único dia

ahunziker / Flickr

Os 27 macacos que estavam na posse da NASA, no seu centro de investigação na Califórnia, foram mortos num único dia no ano passado.

De acordo com o jornal The Guardian, que teve acesso a alguns documentos, um total de 27 primatas foram eutanasiados, a 2 de fevereiro de 2019, no centro de investigação da NASA em Silicon Valley, na Califórnia.

Os macacos já tinham uma certa idade e 21 deles tinham Parkinson, mostram os documentos obtidos pelo jornal britânico. Mesmo assim, a decisão de matar os animais, em vez de os transferir para um santuário, está a ser condenada por ativistas que defendem os direitos dos animais.

Os primatas “estavam a sofrer as privações e frustrações etológicas inerentes à vida de laboratório”, declarou John Gluck, especialista em ética animal da Universidade do Novo México.

Gluck estranhou ainda o facto de os macacos “aparentemente não terem sido considerados merecedores de uma oportunidade para viver num santuário”. “Nem mesmo uma tentativa? Eliminação em vez de uma expressão de simples decência. Que vergonha para os responsáveis”, criticou.

Kathleen Rice, representante da Câmara dos Representantes, já escreveu a Jim Bridenstine, administrador da NASA, para exigir uma explicação sobre estas mortes.

“Aguardo uma explicação do administrador Bridenstine sobre a razão para estes animais terem sido forçados a definhar em cativeiro e serem eutanasiados em vez de viverem as suas vidas num santuário”, disse a democrata ao The Guardian.

A agência espacial norte-americana tem já uma longa associação com primatas. No ano de 1961, Ham, um chimpanzé, recebeu treino diário antes de se tornar o primeiro grande símio a ser enviado ao Espaço, tendo cumprido com sucesso a sua curta missão antes de mergulhar com segurança no oceano.

Porém, destaca o diário inglês, estes 27 macacos não foram usados em qualquer missão espacial ou mesmo para investigação, tendo ficado alojados nas instalações da NASA numa parceria com a LifeSource BioMedical, outra entidade que faz investigações para medicamentos e que aluga o espaço no centro.

Stephanie Solis, chefe executiva desta entidade, explicou que os primatas foram dados ao laboratório “há vários anos”, depois de não ter sido encontrado um santuário onde pudessem ficar devido à idade e aos problemas de saúde.

“Concordámos em aceitar os animais, funcionando como um santuário e fornecendo todos os cuidados às nossas próprias custas, até que a idade avançada deles e o declínio do seu estado de saúde resultou na decisão de os eutanasiar para evitar que tivessem uma má qualidade de vida.”

A responsável garantiu que os animais não foram usados como cobaias em nenhuma investigação e que tiveram “uma boa qualidade de vida” nos dias que lhes restaram.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …