NASA matou 27 macacos que estavam no seu centro de investigação num único dia

ahunziker / Flickr

Os 27 macacos que estavam na posse da NASA, no seu centro de investigação na Califórnia, foram mortos num único dia no ano passado.

De acordo com o jornal The Guardian, que teve acesso a alguns documentos, um total de 27 primatas foram eutanasiados, a 2 de fevereiro de 2019, no centro de investigação da NASA em Silicon Valley, na Califórnia.

Os macacos já tinham uma certa idade e 21 deles tinham Parkinson, mostram os documentos obtidos pelo jornal britânico. Mesmo assim, a decisão de matar os animais, em vez de os transferir para um santuário, está a ser condenada por ativistas que defendem os direitos dos animais.

Os primatas “estavam a sofrer as privações e frustrações etológicas inerentes à vida de laboratório”, declarou John Gluck, especialista em ética animal da Universidade do Novo México.

Gluck estranhou ainda o facto de os macacos “aparentemente não terem sido considerados merecedores de uma oportunidade para viver num santuário”. “Nem mesmo uma tentativa? Eliminação em vez de uma expressão de simples decência. Que vergonha para os responsáveis”, criticou.

Kathleen Rice, representante da Câmara dos Representantes, já escreveu a Jim Bridenstine, administrador da NASA, para exigir uma explicação sobre estas mortes.

“Aguardo uma explicação do administrador Bridenstine sobre a razão para estes animais terem sido forçados a definhar em cativeiro e serem eutanasiados em vez de viverem as suas vidas num santuário”, disse a democrata ao The Guardian.

A agência espacial norte-americana tem já uma longa associação com primatas. No ano de 1961, Ham, um chimpanzé, recebeu treino diário antes de se tornar o primeiro grande símio a ser enviado ao Espaço, tendo cumprido com sucesso a sua curta missão antes de mergulhar com segurança no oceano.

Porém, destaca o diário inglês, estes 27 macacos não foram usados em qualquer missão espacial ou mesmo para investigação, tendo ficado alojados nas instalações da NASA numa parceria com a LifeSource BioMedical, outra entidade que faz investigações para medicamentos e que aluga o espaço no centro.

Stephanie Solis, chefe executiva desta entidade, explicou que os primatas foram dados ao laboratório “há vários anos”, depois de não ter sido encontrado um santuário onde pudessem ficar devido à idade e aos problemas de saúde.

“Concordámos em aceitar os animais, funcionando como um santuário e fornecendo todos os cuidados às nossas próprias custas, até que a idade avançada deles e o declínio do seu estado de saúde resultou na decisão de os eutanasiar para evitar que tivessem uma má qualidade de vida.”

A responsável garantiu que os animais não foram usados como cobaias em nenhuma investigação e que tiveram “uma boa qualidade de vida” nos dias que lhes restaram.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …