NASA desenvolve “guarda-sol” para proteger naves espaciais do calor intenso

A NASA desenvolveu um “guarda-sol” high-tech que promete facilitar consideravelmente as futuras missões de exploração espacial.

A estrutura batizada de ADEPT (Adaptable Deployable Entry Placement Technology) foi projetada para repelir o calor intenso que é gerado sobre a carcaça das naves espaciais, sobretudo durante o processo conhecido como reentrada – momento em que o veículo penetra a atmosfera de um planeta.

Esta espécie de escudo foi construída a partir de uma espécie de tecido de carbono, flexível e resistente. Ainda que encontrar um material que fosse resistente às temperaturas tenha sido um desafio, a principal característica da estrutura é o facto de poder ser armada e desarmada, tal e qual um guarda-sol comum.

De acordo com a agência, esta articulação permitirá que o guarda-sol seja acoplado a foguetes relativamente menores do que os necessários ao transporte de uma estrutura fixa. Uma vez armada, a ADEPT é expandida até um diâmetro suficiente para a proteção integral da nave espacial.

A ADEPT deve ser particularmente útil em futuras missões de exploração enviadas a outros planetas, como Marte ou Vénus. Os seus primeiros testes já iniciaram, adianta ainda a NASA.

A agência espacial embarcou o “super guarda-sol” num foguete suborbital na última quarta-feira. A estrutura deve desprender-se do veículo a uma altura de aproximadamente 95 quilómetros. Depois, cairá bruscamente em direção à superfície a uma velocidade de 3,7 mil quilómetros por hora.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …