/

NASA capta em vídeo erupção solar de classe rara

A NASA divulgou imagens de um fenómeno raro observado na superfície do Sol. Trata-se de uma erupção solar categorizada como da classe X, a mais alta desses fenómenos quanto à libertação de radiação eletromagnética.

De acordo com o comunicado do Laboratório de Astronomia de Raios X do Sol, que faz parte ao Instituto Físico Lebedev da Academia de Ciências russa, esta ejeção de massa coronal atingiu uma intensidade de X8,3 quando foi registada a 10 de setembro.

Por sua vez, a NASA indicou que a energia libertada sob forma de raios X sobrecarregou o sensor do satélite que o estava a observar, sendo algo que aconteceu pela última vez em 2003, quando explodiu uma fulguração de intensidade X20, a mais poderosa que já tinha sido registada.

A erupção mais forte observada após esse evento ocorreu a 6 de setembro passado e teve magnitude de X9.3, a mais forte dos últimos 12 anos. A mancha solar onde foi detetada a explosão permaneceu ativa até ao dia 8, emitindo mais quatro explosões: uma forte e três de intensidade média.

NASA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.