NASA anuncia descoberta de mais de 5.000 exoplanetas. Vida extraterrestre é só uma questão de tempo

7

A procura por vida extraterrestre acaba de ficar mais interessante: a NASA anunciou a descoberta do exoplaneta número 5000.

A NASA tem milhares de exoplanetas no seu arquivo – desde gigantes de gás quentes a planetas em órbita de estrelas de neutrões –, mas é provável que haja muito mais por descobrir.

Os dois primeiros exoplanetas foram confirmados em 1992. Agora, a 21 de março de 2022, foi descoberto um novo conjunto de 65 exoplanetas que, após ter sido adicionado ao Exoplanet Archive da agência espacial norte-americana, elevou o total para 5.005.

“Não é só um número. Cada um destes exoplanetas é um novo mundo, um novo planeta. Estou entusiasmada com cada um deles porque não sabemos nada sobre eles”, reagiu Jessie Christiansen, a responsável científica pelo Exoplanet Archive, citada pelo Interesting Engineering.

A marca é muito importante, mas reveste-se de ainda maior significado tendo em conta que todos estes exoplanetas foram descobertos em apenas 30 anos, segundo o comunicado da NASA.

“Se conseguimos encontrar planetas em torno de uma estrela de neutrões, os planetas têm de estar basicamente em qualquer lado”, afirmou Alexander Wolszczan, investigador na Universidade Penn State e autor da primeira descoberta há 30 anos.

Para Wolszczan, o objetivo é explorar estes estranhos novos mundos e procurar novas formas de vida e novas civilizações. Encontrá-las será apenas uma questão de tempo, acredita.

“As ligações próximas entre a química da vida na Terra e a química descoberta no Universo, assim como a deteção de moléculas orgânicas, sugere que a deteção de vida é apenas uma questão de tempo”, explicou o investigador.

Os exoplanetas são planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol e podem ter diferentes tamanhos, densidades ou distância das suas estrelas. Em comum têm o facto de se localizarem para além do nosso Sistema Solar.

ZAP //

7 Comments

  1. Só porque encontraram moléculas orgânicas (ou seja moléculas com carbono) isso quer dizer que a descoberta de vida está a um
    pequeno passo??!.. Que estupidez!!!!…

    Para existir vida não basta, nem sequer tem nada a ver com existirem simplesmente moléculas orgânicas. O que constitui vida implica um complexíssimo sistema de informação chamado DNA assim como complexas proteínas. Sendo ainda por cima umas dependentes das outras. Isto ninguém sabe como foi possível na Terra, quanto mais noutros planetas a anos luz daqui.

    Portanto não há qualquer indício de que se va encontrar vida alguma vez.

    • Isso é minimizar o conceito de vida apenas aquele que conhecemos na Terra. É demasiada arrogância limitar o conceito de vida ao que nós conhecemos como tal neste cantinho do universo…

    • Exato! Afinal o que sabem os tipos da NASA?
      Muitos deles possuem múltiplos doutoramentos em diversas áreas de conhecimento. Estudaram mais de metade da vida e trabalham todos os dias nesta área mas quem percebe MESMO disto é o Miguel. Os tipos da NASA são todos estúpidos. Ignore-os.

    • SIm.
      6 vezes.
      18 foram lá. 12 pisaram-na.
      E não, a Terra não é plana, nem somos dominados por uma elite de homens-lagartos, nem os chemtrails são gases venenosos para controlar a mente.
      Estou a esquecer-me de alguma coisa?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.