Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

Walt Cisco, Dallas Morning News / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em Dallas, em 1963, na sua limousine ao lado da mulher, Jackie, poucos minutos antes de ser assassinado.

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame “monte relvado” foi finalmente posta de lado.

O Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado no dia 22 de novembro de 1963, quando viajava numa caravana presidencial em Dallas, no Texas.

Os resultados de uma nova análise de um vídeo do tiroteio, publicada na revista Haliyon, apoiam as descobertas oficiais da autópsia: John F. Kennedy sofreu um ferimento de bala causado pelo mesmo tipo de espingarda que o de Lee Harvey Oswald, disparada das imediações do prédio do Texas School Book Depository, localizado atrás da caravana presidencial, no momento do assassinato.



Lee Harvey Oswald foi preso imediatamente após o tiroteio. Mas, uma popular teoria de conspiração garante que John F. Kennedy foi, na realidade, baleado de um local diferente: um monte relvado.

O autor do estudo e investigador principal da IMSG Inc., Nicholas Nalli, interessa-se pelo assassinato desde criança, e acredita que ainda é digno de uma investigação profunda, mesmo depois de tanto tempo ter passado. “Os arquivos secretos de JFK foram publicados recentemente e o destino de alguns será decidido em breve”, afirmou.

“Dada a quantidade de notícias atuais que não são baseadas em factos, este estudo mostra que uma investigação científica exaustiva pode fazer a diferença. Penso que a questão é tão relevante hoje como era há quase 55 anos“, sublinhou.

Há várias filmagens do incidente, mas uma em particular mostra o tiroteio em detalhe. O filme de Abraham Zapruder mostra a cabeça do Presidente norte-americano a mover-se para trás e para a esquerda, fazendo com que Nalli se apercebesse de que tal acontecia devido a um efeito de retrocesso.

Mas Nalli notou também que os observadores haviam omitido um aspecto vital: a pressão da cabeça no momento do impacto fatal da bala. Através do uso da mecânica clássica, os investigadores notaram que o clique frontal da cabeça, visível no filme de Zapruder, fornece a prova de que John F. Kenedy foi baleado na cabeça por trás.

“Em vez de ignorar este facto, como a maioria dos autores anteriores, decidi estudá-lo e modelá-lo explicitamente”, disse Nalli. Assim, o investigador desenvolveu um modelo de dinâmica de tiro unidimensional para explicar os movimentos observados no filme.

O modelo faz cálculos explícitos do clique frontal que ocorreu antes da cabeça do Presidente se mover para trás e para a esquerda após o disparo. O modelo usa parâmetros conhecidos da cena do crime, incluindo a massa da bala, a velocidade e o diâmetro, a frequência do obturador da câmara e detalhes da autópsia.

Esta foi a primeira vez que este pormenor do caso foi considerado exaustiva e quantitativamente. Os cálculos mostram que as reações de Kennedy após o disparo são consistentes fisicamente com a ferida da bala causada por uma espingarda militar Carcano de alta energia – uma arma que era de Lee Harvey Oswald.

O tiro foi disparado da vizinhança do prédio do Texas School Book Depot, onde Oswald trabalhava, localizado atrás da caravana presidencial.

Embora os achados não descartem completamente uma conspiração, refutam as teorias mais conhecidas de que o tiro mortal foi disparado desde o infame “monte relvado”. Além disso, é posta de lado a ideia de que o filme de Zapruder é uma conspiração.

“Descobri que o filme de Zapruder mostra o presidente Kennedy a ser baleado por trás, e não do infame monte relvado, corroborando as descobertas oficiais da autópsia: esta é a única ‘arma fumegante’ no filme”, sublinhou o investigador.

Os modelos apresentados no estudo, apesar de terem sido desenvolvidos para aplicar ao assassinato do Presidente norte-americano, poderiam ter aplicações mais amplas: os princípios físicos subjacentes poderiam formar uma base conceptual básica para entender os mecanismos envolvidos em dinâmicas similares.

  ZAP // Europa Press

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ah… Já me esquecia: Esta nova conclusão brilhante surge pouco tempo depois dos arquivos secretos sobre o assassinato do Kennedy terem ido parar às mãos de Trump, o maior inimigo dos Democratas que pode haver. É tudo por acaso… São as tais teorias da obstipação.

  2. Dos dois comentários que postei, a ZAP só publicou o segundo. Ambos em total concordância com as regras de utilização. Porquê esta arbitrariedade e esta censura à liberdade de expressão? São os “pequenos poderes”.

  3. Outra vez alavagem ao cérebro da praxe: “Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy” quando já está mais do que visto e provado que houve pelo menos mais um atirador localizado à frente do carro e cuja impacto de bala fez projectar a cabeça do presidente violentamente para trás (na direcção de Oswald, que nunca poderia ser capaz de disparar essa bala! – a menos que fosse uma bala extra-terrestre capaz de fazer uma viragem em U)
    É simples Física !

  4. Vamos lá analisar a “o tal uso da mecânica clássica” :

    1) Oswald encntra-se para trás do carro

    2) uma bala disparada por ele irá possuir uma “quantidade de novimento” p (vector), ou também chamado de “momento linear” com sentido de trás para a frente (direcção do carro e também da cabeça do presidente)

    3) essa quantidade de movimento p (vector) irá transmitir a totalidade de p (vector) à cabeça que assim adquire uma velocidade com o mesmo sentido do p anterior… que é… da frente para trás ??? no sentido contrário ??? (a cabeça é projectada violentamente para trás)

    Ah, seus marotos, estavam a querer aldrabar-nos … !

    Mas numa coisa estão certos: é tudo uma questão de Mecânica clássica !!!
    SE A QUANTIDADE DE MOVIMENTO ADQUIRIDA PLEA CABEÇA TEM SIDO OPOSTO AO DA INVENTADA BALADE OSWALD, ENTÃO A VERDADEIRA BALA TEVE QUE PROVIR DA FRENTE DO CARRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Simples Física ! Podem ir deitar areia para os olhos a outro !

  5. AH, e deixa-me lá rir com o tal de “EFEITO DE RETROCESSO” que não existe na Mecânica Clássica e contraria as Leis da Física !!! Idiotas, Ah Ah Ah ! Como dizia o Jô Soares: “Estudem, estudem, leiam, leiam”, Ah, Ah !

RESPONDER

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …