Não meter Novo Banco no OE “é como passar um cheque careca”. Leão acusa PSD de “brincar com o fogo”

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão.

Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças, João Leão, disse que o Executivo está a analisar alternativas ao travão do Parlamento à injeção no Novo Banco.

Depois da anulação da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, João Leão disse, esta sexta-feira em entrevista à RTP, que o Executivo está a estudar as possibilidades. Entre as alternativas está o pedido ao Tribunal Constitucional ou a revisão do Orçamento.

“Não inscrever uma verba [no Orçamento] é como passar um cheque careca e não cumprir um contrato”, afirmou o governante. “Temos de ser muito exigentes com a gestão desses dinheiros”, acrescentou, dizendo que se tem de fazer a avaliação da auditoria ao Novo Banco com cuidado.

Em relação ao documento aprovado na quinta-feira, o ministro disse que o défice estará abaixo dos 5% e que o “Orçamento é muito bom para dar resposta à pandemia”. “Prevemos que, sendo um ano de recuperação e crescimento, o emprego suba gradualmente.”

Questionado sobre um eventual Orçamento Retificativo, Leão respondeu que o Governo não prevê qualquer documento deste tipo, ainda que reconheça que o OE2021 tenha sido preparado “num contexto de grande incerteza”.

João Leão acusa PSD de “brincar com o fogo”

No discurso final antes da aprovação do Orçamento do Estado para 2021, o ministro das Finanças fez uma referência ao tema Novo Banco.

“Como pode o PSD querer que se possa levantar dúvidas sobre a credibilidade internacional do país? Como pode o PSD querer colocar em causa a estabilidade do sistema financeiro? Seria brincar com o fogo em relação a um banco com mais de um milhão de portugueses como depositantes”, sustentou.

O PSD demonstrou uma “impressionante falta de responsabilidade” ao aprovar a proposta do Bloco de Esquerda que impede transferências do Fundo de Resolução para o Novo Banco, reiterou ainda João Leão, citado pelo ECO.

Em relação à proposta do Bloco, o governante sublinhou que “viola a lei de enquadramento orçamental que obriga o Estado a orçamentar os compromissos assumidos”. “O Estado honrará sempre os seus compromissos, nisso estamos de consciência tranquila.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco mede forças com o Governo. PSD volta a pedir divulgação (de parte) do contrato do Novo Banco

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa disse que o Fundo de Resolução está “autorizado a cumprir os contratos” com o Novo Banco. O Bloco de Esquerda e o PSD insistem no braço-de-ferro com o Governo. O …

Santuário de Fátima esgota lotação. Centenas de peregrinos ficaram à porta

No dia de ontem, o Santuário de Fátima atingiu às 20h25 a lotação máxima de 7.500 pessoas, estabelecida devido à pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. Ao início da noite, já …

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …