Não haverá privatização das águas em Portugal

portugal.gov.pt

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, garantiu esta sexta-feira que “não haverá privatização das águas” em Portugal e que o debate sobre o tema “está arrumado”.

“O debate da privatização é um debate fácil. É um debate numa lógica maniqueísta: ou sim ou não. Esse debate está arrumado. Não haverá privatização das águas em Portugal”, garantiu o ministro do ambiente.

“Eu não percebo porque é que ainda há quem insista em fazer desse tema um tema de debate quando esse debate está encerrado há muito tempo. Nunca foi ponderado pelo Governo”, reagiu hoje Jorge Moreira da Silva.

Segundo o ministro, neste momento está em debate “a forma” de reestruturação do sector e de ser assegurada a sua sustentabilidade económico-financeira do sector das águas, sobre o qual “gostava de obter contributos construtivos”.

“Acho que o presidente da ANMP faz muito bem em dizer isso, eu só não percebo o que é que isso tem a ver com o debate que estamos a realizar. O Governo já disse várias vezes que não pondera, não equaciona, não admite a privatização da água. Esse é um debate encerrado há meses”, reforçou.

Moreira da Silva apontou que “o debate que está aberto há meses e que infelizmente não tem contado com o contributo de todos é o debate sobre a reestruturação das águas”.

“Mais importante do que saber quem está a favor ou contra a privatização, porque esse é um não debate, eu gostava de saber quem é que está a favor desta reestruturação das águas e quem não estando a favor da reestruturação das águas, qual é o seu modelo alternativo”, acrescentou.

O ministro disse que não aceita “que o Governo proponha, o Governo apresente reformas e todos aqueles que não querem a reforma não têm a coragem nem o talento para apresentar alternativas“.

“O tempo desse debate de natureza táctica terminou. O sector não é sustentável, temos tarifas que não recuperam custos, temos perdas na distribuição de água, temos disparidades tarifárias entre interior e litoral de um para três, temos necessidades de fazer três mil milhões de euros, mas temos apenas 600 milhões de euros nos fundos europeus, logo, chegou a altura de decidir qual é o modelo”, disse o ministro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …