Não há governo. Espanha vai outra vez a votos

(dr) Casa de S.M. el Rey

Felipe VI, rei de Espanha

Felipe VI, rei de Espanha

Depois de dois dias de derradeiras negociações com líderes partidários, o rei Felipe VI de Espanha anunciou esta terça-feira que nenhum partido tem apoio suficiente para formar um governo em Espanha.

O fracasso da terceira e última tentativa de estabelecer uma coligação deixa o país ainda sem governo, mais de quatro meses depois das eleições de 20 de dezembro, que o PP do primeiro-ministro Mariano Rajoy venceu sem maioria absoluta.

O anúncio do rei Felipe VI dá início a um processo constitucional para dissolver o Parlamento e convocar novas eleições. A população espanhola deverá voltar às urnas no dia 26 de junho.

No entanto, a declaração oficial sobre a convocação terá lugar apenas no dia 3 de maio, revelou o porta-voz dos parlamentares, Patxi Lopez, citado pela DW.

A constatação da impossibilidade de formação de um governo acontece após mais de 18 semanas de impasse.

As eleições de dezembro apresentaram o resultado mais fragmentado da história moderna do país.

O PP – Partido Popular, no governo, obteve 123 dos 350 lugares do parlamento espanhol. O PSOE – Partido Socialista Operário Espanhol conseguiu 90, o partido de esquerda radical e anti-austeridade Podemos chegou aos 69, e o centrista Ciudadanos, a outros 40.

O único acordo obtido neste período, entre PSOE e Ciudadanos, foi insuficiente para romper o impasse e levou todos os partidos a se culparem mutuamente pelo fracasso.

As sondagens sobre uma nova votação, na qual os mesmos candidatos concorreriam, apontam para um resultado muito semelhante ao de dezembro – e para mais alguns meses de paralisia política em Espanha.

ZAP / DW

PARTILHAR

RESPONDER

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …

Depois da Covid-19, cidade chinesa proibe criação e consumo de animais selvagens

Uma das mais prósperas cidades chinesas, Shenzhen, emitiu a proibição mais abrangente até à data de criação e consumo de animais selvagens, num esforço para evitar um surto futuro de coronavírus. A Covid-19 foi detetada pela …

Coronavírus chega às tribos indígenas da Amazónia

No Brasil, uma mulher de 20 anos, da tribo Kokama, testou positivo à Covid-19. Este é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num elemento de uma tribo indígena da Amazónia. Segundo noticiou a Sábado, …

Sindicato dos Enfermeiros avança com providência cautelar contra o Estado

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) entregou no Tribunal Administrativo de Círculo do Porto uma providência cautelar contra o Estado alegando falta de equipamento de proteção individual dos profissionais face à pandemia de covid-19. A apresentação do …

Ronaldo eleito o melhor de todos os tempos pelos leitores da Marca

Os leitores do jornal espanhol Marca elegeram o internacional português Cristiano Ronaldo como o melhor futebolistas de todos os tempos. Tal como conta o Sapo Desporto, as votações decorram nos últimos dias, tendo os leitores do …