“NÃO, tourada NÃO”. O grito de protesto contra a tauromaquia frente ao Campo Pequeno

Bordalo ii / Instagram

“Não” pintado em frente ao Campo Pequeno em protesto contra a tauromaquia e a homenagem a João Moura.

O cavaleiro tauromáquico João Moura regressa esta quinta-feira ao Campo Pequeno, em Lisboa, para uma corrida em sua homenagem. Vários manifestantes contestam o espetáculo.

À porta da praça estão manifestantes antitouradas e associações de animais em protesto contra a homenagem ao cavaleiro que aguarda julgamento, acusado da alegada prática de vários crimes de maus tratos a animais.

Numa das primeiras manifestações de desagrado com a homenagem, o artista Bordalo ii mostra no seu Instagram a pintura da palavra “Não”, em letras vermelhas, frente à praça de touros, escreve o SAPO 24.



 

View this post on Instagram

 

A post shared by BORDALO II (@b0rdalo_ii)

“A tinta é fácil de apagar, mas a ideia fica entranhada nas pedras da calçada, é a evolução dos tempos, habituem-se”, começou por escrever o artista português. “Ser #antitourada é obviamente um sinal de progresso, estamos em 2021 e não vejo nenhuma justificação para haver taradinhos que têm prazer em fazer mal, e outros que se excitam a ver alguém sofrer, até a morte”.

“Além disto, acho uma ironia de mau gosto doentio ser no Dia do Cão que se faz uma ‘homenagem’ a um escroto que, como todos sabemos, é acusado e processado por maus tratos aos seus ‘fieis amigos’ que merda de gajo”, acrescentou.

Ironicamente, Bordalo ii diz não saber de quem é a autoria da peça, mas que “apoia a 1000% a iniciativa”.

O PAN também contestou a homenagem ao cavaleiro. A porta-voz do Partido Pessoas, Animais e Natureza, para além de contestar a realização das touradas, reage com “estupefação” à homenagem que considera “inadmissível”.

“É-nos manifestamente incompreensível uma homenagem desta natureza a João Moura. Também consta do cartaz o seu filho que também foi conhecido pela prática do bull baiting, ou seja, lançar cães contra touros, uma atividade que é proibida em Portugal e que também já foi banida em Inglaterra”, diz Inês Sousa Real, citada pela TSF.

Ouvida pela rádio, a provedora municipal dos animais de Lisboa afirma que são várias as associações que estão a convocar manifestações de protesto para a porta do Campo Pequeno, à hora do espetáculo.

“Já é sabido que nos dias em que existe tourada no Campo Pequeno existem sempre manifestações à porta da praça, mas hoje é um evento diferente, é uma homenagem a um suspeito de cometer 18 crimes, pelo menos, de maus tratos a animal de companhia. Obviamente lá estarei a apoiar os manifestantes, e obviamente, sou também uma manifestante, porque me indigna profundamente que Lisboa, a capital do nosso país, ainda acolha este tipo de espetáculos e, ainda para mais, este em particular, que homenageia uma pessoa que há um ano chocou de norte a sul os portugueses”, diz a provedora.

No ano passado foram encontrados na sua herdade, em Monforte, 18 cães da raça galgo com sinais graves de subnutrição. Esta não teria sido a primeira vez que João Moura estava envolvido em maus tratos a animais.

“Ficaram chocados com o que o João Moura fez a estes 18 galgos, lamento informar-vos mas há muitos anos que katefriends.com faz 500 km (…) para trazer bebés e adultos completamente anoréxicos deste senhor sempre neste estado”, lê-se numa publicação partilhada no Facebook pela organização sem fins lucrativos.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …