Lojas sobem os preços antes da Black Friday

A DECO analisou quase dois mil produtos de lojas online no ano passado e concluiu que algumas sobem os preços cerca de 10% antes da sexta-feira negra, uma tradição americana conhecida pelos grandes descontos.

“Não fique às escuras com a Black Friday” é o título da nota que a Associação de Defesa do Consumidor divulgou recentemente para alertar os portugueses para os perigos da próxima sexta-feira.

A tradição, iniciada por lojas nos Estados Unidos que fazem descontos a seguir ao Dia de Ação de Graças, foi importada para a Europa e são muitas as lojas em território nacional que também aproveitam para tentar conquistar mais clientes.

No ano passado, a DECO fez uma análise de 1862 produtos de lojas online e concluiu que algumas chegam a subir em 10% o respetivo preço dos artigos.

“Esta manipulação pode levar o consumidor a adquirir um produto por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está”, explica a associação.

Entre as lojas analisadas estavam a FNAC, Rádio Popular, Worten, El Corte Inglês, Staples e a Box.

“Um em cada 20 produtos analisados viola a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais”, denunciou na altura a DECO.

Por isso, e com a Black Friday mesmo à porta, a associação aconselha os consumidores a fazer algumas coisas para evitar serem enganados.

“Comece já a registar os preços dos produtos que quer comprar. Acompanhe também os valores praticados nas diferentes lojas, pois podem variar muito consoante o estabelecimento”, pode ler-se na nota.

Além disso, a DECO aconselha a fazer uma lista com os produtos que realmente são necessários. “Evite compras impulsivas só porque está barato”, afirma.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …