Lojas sobem os preços antes da Black Friday

A DECO analisou quase dois mil produtos de lojas online no ano passado e concluiu que algumas sobem os preços cerca de 10% antes da sexta-feira negra, uma tradição americana conhecida pelos grandes descontos.

“Não fique às escuras com a Black Friday” é o título da nota que a Associação de Defesa do Consumidor divulgou recentemente para alertar os portugueses para os perigos da próxima sexta-feira.

A tradição, iniciada por lojas nos Estados Unidos que fazem descontos a seguir ao Dia de Ação de Graças, foi importada para a Europa e são muitas as lojas em território nacional que também aproveitam para tentar conquistar mais clientes.

No ano passado, a DECO fez uma análise de 1862 produtos de lojas online e concluiu que algumas chegam a subir em 10% o respetivo preço dos artigos.

“Esta manipulação pode levar o consumidor a adquirir um produto por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está”, explica a associação.

Entre as lojas analisadas estavam a FNAC, Rádio Popular, Worten, El Corte Inglês, Staples e a Box.

“Um em cada 20 produtos analisados viola a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais”, denunciou na altura a DECO.

Por isso, e com a Black Friday mesmo à porta, a associação aconselha os consumidores a fazer algumas coisas para evitar serem enganados.

“Comece já a registar os preços dos produtos que quer comprar. Acompanhe também os valores praticados nas diferentes lojas, pois podem variar muito consoante o estabelecimento”, pode ler-se na nota.

Além disso, a DECO aconselha a fazer uma lista com os produtos que realmente são necessários. “Evite compras impulsivas só porque está barato”, afirma.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …