Lojas sobem os preços antes da Black Friday

A DECO analisou quase dois mil produtos de lojas online no ano passado e concluiu que algumas sobem os preços cerca de 10% antes da sexta-feira negra, uma tradição americana conhecida pelos grandes descontos.

“Não fique às escuras com a Black Friday” é o título da nota que a Associação de Defesa do Consumidor divulgou recentemente para alertar os portugueses para os perigos da próxima sexta-feira.

A tradição, iniciada por lojas nos Estados Unidos que fazem descontos a seguir ao Dia de Ação de Graças, foi importada para a Europa e são muitas as lojas em território nacional que também aproveitam para tentar conquistar mais clientes.

No ano passado, a DECO fez uma análise de 1862 produtos de lojas online e concluiu que algumas chegam a subir em 10% o respetivo preço dos artigos.

“Esta manipulação pode levar o consumidor a adquirir um produto por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está”, explica a associação.

Entre as lojas analisadas estavam a FNAC, Rádio Popular, Worten, El Corte Inglês, Staples e a Box.

“Um em cada 20 produtos analisados viola a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais”, denunciou na altura a DECO.

Por isso, e com a Black Friday mesmo à porta, a associação aconselha os consumidores a fazer algumas coisas para evitar serem enganados.

“Comece já a registar os preços dos produtos que quer comprar. Acompanhe também os valores praticados nas diferentes lojas, pois podem variar muito consoante o estabelecimento”, pode ler-se na nota.

Além disso, a DECO aconselha a fazer uma lista com os produtos que realmente são necessários. “Evite compras impulsivas só porque está barato”, afirma.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …