Lojas aumentaram os preços antes da Black Friday

A DECO denunciou casos de fraude em algumas lojas na última sexta-feira, o dia da tão esperada tradição norte-americana conhecida por Black Friday.

Técnicos da DECO analisaram 1862 produtos de sete lojas com venda a retalho e online, entre 16 e 27 de novembro, e concluíram que houve um aumento de preço em 10% dos produtos.

Em declarações ao Diário de Notícias, um dos técnicos, Tito Rodrigues, explica que a DECO encontrou dois tipos de situações quando foram comparados os preços antes e depois da promoção.

“A mais frequente, o desconto real da Black Friday era inferior ao anunciado e o caso em que o desconto era negativo”, afirma.

Entre as lojas analisadas estão a FNAC, a Rádio Popular, a Worten, o El Corte Inglês, a Staples e a Box. Apenas as duas últimas não registaram problemas, tendo sido registados casos mais flagrantes na Worten e na Rádio Popular.

“Um em cada 20 produtos analisados viola a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais”, denuncia a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Perante esta situação, a DECO alerta tanto a ASAE como a Direção-Geral do Consumidor para que sancionem as empresas em questão, com coimas que podem chegar aos 45 mil euros por infração.

A associação enviou ainda os resultados do estudo ao Ministério da Economia, com o objetivo de que este estabeleça novas medidas, entre elas, a divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto e a apresentação gráfica da variação dos preços praticados no último mês no meio online.

Os resultados do estudo não surpreenderam os técnicos, já que a análise partiu exatamente de algumas reclamações dos consumidores com casos de aumento de preços nas vésperas dos descontos.

De acordo com dados da SIBS, os portugueses gastaram cerca de 700 milhões de euros na semana da “sexta-feira negra”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tudo normal…não é nada que eu já não sabia….muitos portugueses é que não fazem as contas nem querem saber dos preços…nem os comparam…logo vêm que é saldos e nem querem saber os preços para nada! Ainda dizem que os portugueses não têm dinheiro…eu bem os vejo a comprar as coisas mais caras e a gastar o dinheiro a torto e a direito….

  2. Esperamos que a ASAE faca pior do que fez ao pingo doce que estava ajudar os consumidores que esses vigaristas que alteraram os preços que as multas sejam a dobrar do que eles receberam O staples deve ser por contagio que na origem isso não acontece ve-se quem e que esta a frente das lojas e so porcaria portuguesa deviam ir parar a cadeia que assim aprendiam

  3. E novidades?!
    Nada de novo; são apenas modas (americanices) para os estúpidos viciados no consumismo…
    E, quem vai acorrer comprar só porque, supostamente, está com desconto (e não porque lhes faz mesmo falta), não merece outra coisa!!
    Propaganda para a carneirada!…

RESPONDER

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …