Dia e meio em dieta sem comer, mais meio com o que apetecer (e parece resultar)

Uma nova dieta propõe que não se coma nem beba bebidas calóricas durante 36 horas, para depois se comer e beber o que se quiser durante 12 horas. E parece resultar.

A restrição calórica não é nada de novo e já foi adotada em muitas dietas, revelando-se benéfica para a perda de peso, melhorar a saúde cardíaca e potencialmente abrandar o envelhecimento. No entanto, há ainda muitas divergências no que toca à forma de como não comer.

Um estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism sugere uma nova dieta, chamada “Alternate Day Fasting” (ADF), na qual se recorre à restrição calórica, mas de uma forma mais acessível de se fazer regularmente. Os resultados da investigação ficaram bem claros para os cientistas: redução na ingestão de calorias, redução do índice de massa corporal e melhor composição da gordura do tronco.

A dieta consiste em ficar 36 horas sem comer ou beber bebidas calóricas e, posteriormente, comer aquilo que se quiser — pizzas, hambúrgueres, bolos, etc. — durante 12 horas. A equipa de investigadores garante que esta dieta partilha dos mesmos benefícios de outras dietas de restrição calórica, mas é mais simples de cumprir.

Além das vantagens enumeradas anteriormente, também foram descobertas “alterações positivas nos fatores de risco para doenças cardiovasculares e na massa gorda após apenas quatro semanas”, explicou o autor responsável pelo estudo, Slaven Stekovic.

“No futuro, esta prática, que já está a crescer em uso como uma intervenção no estilo de vida, poderá, eventualmente, acomodar os cuidados de saúde modernos em vários ambientes”, acrescentou Stekovic, citado pelo Inverse.

Opiniões divididas

Apesar de à primeira vista esta nova dieta parecer altamente benéfica, alguns especialistas não partilham a mesma opinião. Quanto à perda de peso relacionada com a ADF, Keri Gans, nutricionista norte-americana, diz que é compreensível por uma simples razão. “Se alguém comia o que queria durante sete dias por semana e agora está a fazer isso 50% das vezes”, isso poderia obviamente ajudar a perder peso”, explicou, citada pela Health.

No entanto, Gans realça que há outras (e melhores) maneiras de perder peso. “Primeiramente, quem faz esta dieta está a perder nutrientes importantes que o nosso corpo precisa”, disse Gans, reforçando ainda que o corpo precisa de comida para produzir energia. “Tente conduzir o carro sem gasolina”, atirou.

Além disso, a nutricionista referiu que a dieta não é recomendável para quem está a tomar medicação, já que tomar comprimidos de estômago vazio pode provocar dores de cabeça ou problemas gastrointestinais.

A opinião dos nutricionistas contactados pela Heatlh parece consensual: não experimente esta dieta. “Há tantas outras maneiras de perder peso sem passar fome”, reiterou Abby Langer, nutricionista canadiana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que isso dependerá muito daquilo que cada indivíduo conseguir comer nas 12 horas. Conheço alguns artistas que nessas 12 horas rebentavam seguramente com os pilares dessa dieta.

RESPONDER

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …