Não, (ainda) não vivemos no Antropoceno. Cientistas rejeitam oficializar o fim do Holoceno

2

ZAP // Dall-E-2

Antropoceno: impacto do Homem na Terra (conceito artístico)

É tempo de virar mais uma página na História de Terra e abrir o capítulo do Antropoceno? Não, determinou um painel de cientistas: ainda vivemos no Holoceno.

Um painel de geólogos recusou uma proposta para oficializar o fim da época do Holoceno, que começou há 11.700 anos, e introduzir a época do Antropoceno, cujo início foi apontado para os anos 1950, marcando o impacto dominante da humanidade na Terra.

A decisão, reportada esta terça-feira pelo The New York Times, surge após mais de uma década de deliberações da comunidade científica e representa um revés significativo para os autores da proposta de que fosse oficialmente reconhecido o início do Antropoceno.

O geólogo Philip Gibbard, professor de Paleoambiente Quaternário da Universidade de Cambridge e membro da Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS), declarou a rejeição como definitiva, sem previsão de futuras discussões.

O Grupo de Trabalho do Antropoceno (AWG), responsável pelo desenvolvimento da proposta, contesta a legitimidade da votação, citando a comunicação não autorizada com a imprensa e preocupações processuais não resolvidas.

Apesar do reconhecimento generalizado do impactos humano no planeta, incluindo as alterações climáticas, críticos argumentam que o marcador geológico proposto — um segmento de lodo do Lago Crawford, no Canadá que indica um aumento no uso de combustíveis fósseis e atividade nuclear — não é suficientemente representativo do início da nova era.

O controverso debate estende-se também à determinação precisa do início da influência humana no ecossistema terrestre, sendo apontadas alternativas como o advento da agricultura e as mudanças globais após a expansão europeia para o Novo Mundo.

A rejeição da proposta implica que haja agora um período de espera de 10 anos até que possa haver nova deliberação, em linha com a política da ICS de prevenir disputas acaloradas, semelhantes às que aconteceram sobre a determinação de outros limites de períodos geológicos.

Holoceno e Antropoceno são dois períodos distintos que marcam a história geológica e ecológica da Terra, cada um com características e impactos específicos na biosfera e nos ecossistemas terrestres.

O Holoceno é, ainda, o período geológico atual, que começou há cerca de 11.700 anos, após o fim da última Idade do Gelo, a Glaciação do Pleistoceno. É caracterizado por um clima relativamente estável e quente que permitiu o florescimento e a expansão das civilizações humanas.

O Antropoceno é o termo proposto para designar uma nova época geológica que reconhece o impacto significativo da atividades humana sobre a Terra, e sugere que as ações humanas, a partir da Revolução Industrial, têm causado alterações globais significativas nos ecossistemas, na atmosfera, nos oceanos e no solo.

Apesar de não ter sido formalmente reconhecida, a expressão “Antropoceno” mantém-se presente em contextos culturais e académicos, como um termo geológico informal para enquadrar uma transição planetária significativa — sem que o seu início tenha para já uma data definida.

ZAP //

2 Comments

  1. Holoceno e Antropoceno são versões de português brasileiro destas palavras. O Termo correcto em português é Antropocénico e Holocénico.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      De acordo com o Dicionário Priberam e o Dicionário Infopedia da Porto Editora, antropoceno e holoceno são palavras portuguesas, sinónimas de antropocénico e holocénico, não havendo qualquer referência a que a referida grafia seja a versão brasileira.
      Acresce que, sendo termos científicos, tivemos oportunidade de pesquisar as duas variações de ambas as palavras nos domínios up.pt e uc.pt, tendo encontrado resultados de ambas as variações nos domínios de ambas as universidades.
      Assim, optamos por manter as expressões utilizadas no texto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.