Nakajima quer 1 milhão de euros para voltar aos treinos no FC Porto

José Coelho / Lusa

Afinal, o japonês Shoya Nakajima tem-se recusado a treinar no FC Porto porque reclama o pagamento de uma verba em atraso da ordem do um milhão de euros. A SAD portista tinha feito saber que ele não queria treinar por receio da covid-19, uma vez que a mulher sofre de uma doença respiratória.

O jornal Correio da Manhã (CM) apurou, contudo, que as razões que levam Nakajima a não treinar no FC Porto são do foro financeiro.

Nakajima não terá recebido ainda o pagamento de um milhão de euros relativos ao prémio de assinatura pelo clube portista.

O CM destaca que a SAD do Dragão “comprometeu-se a pagar um milhão de euros do prémio de assinatura até uma certa data, o que não terá acontecido”.

As contas do FC Porto têm estado na ordem do dia, tendo sido um dos temas mais falados no âmbito das recentes eleições presidenciais no clube. Pinto da Costa foi reeleito para o 15.º mandato consecutivo e elegeu a “recuperação financeira do clube” como um dos principais objectivos para o quadriénio 2020/2024.

Antes das eleições, o presidente portista anunciou que o FC Porto teve que pedir um empréstimo de dois milhões de euros para pagar salários. O clube terá pedido esse crédito ao Novo Banco que, contudo, terá recusado aprová-lo por considerar que o risco da SAD portista é grande, face aos prejuízos apresentados.

Pinto da Costa refere que o clube acabou por obter o empréstimo de um banco alemão. O CM avançou que será o IBB – Internationales Bankhaus Bodensee que já “costuma financiar o FC Porto em operações de ‘factoring’ (adiantamento de receitas futuras)”.

Nakajima, tal como o restante plantel do FC Porto, aceitou uma redução salarial de 40% devido à paragem nas competições por causa da pandemia de covid-19. Mas o japonês não estará disposto a abdicar do 1 milhão de euros a que terá direito.

É possível que o avançado de 25 anos não volte a jogar com a camisola dos dragões.

Nakajima assinou por cinco épocas no Verão passado, depois de ter sido contratado ao Al Duhail, do Qatar. O FC Porto pagou 12 milhões de euros por metade do passe do jogador e fixou a cláusula de rescisão em 80 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …