MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor.

O MySpace, outrora uma das maiores redes sociais da internet, tem vindo a perder a sua relevância ao longo dos anos – síndrome que se agravou agora, depois de ter perdido todos os registos de músicas, fotografias e vídeos anteriores a 2016.

Pedimos desculpa pela inconveniência“, pode ler-se no topo da página da rede social fundada por Tom Anderson, Chris DeWolfe e Jon Hart. Todos os dados ficaram corrompidos e a situação é irreversível, segundo noticia o ArsTechnica. O anúncio já tinha sido feito há meses atrás, mas só agora ganhou atenção mediática.

A rede social, fundada em 2003, vê agora perdidas 53 milhões de músicas, de 14,2 milhões de artistas diferentes. O MySpace era uma plataforma muito usada por cantores e bandas para divulgarem o seu trabalho, mas com o passar do tempo (e o aparecimento do Facebook) foi perdendo a sua importância.

Músicos como Artic Monkeys, Rihanna, Panic! At The Disco e diversos outros lançavam singles e até álbuns inteiros pela plataforma, dá conta o site da revista Rolling Stone.

Quando o problema foi detetado por utilizadores, há meses atrás, o MySpace prometeu resolver o problema. Apesar disso, não conseguiu recuperar os ficheiros e não terá nenhum backup dos conteúdos.

“Devido a uma migração do servidor, os arquivos foram corrompidos e não puderam ser transferidos para o nosso site atualizado. Não há como recuperar os dados perdidos“, disse um representante do MySpace, num e-mail publicado no Reddit há sete meses.

Para Andy Baio, fundador do Kickstarter, a perda não é resultado de um descuido do MySpace, mas sim devido a um corte de custos da empresa. “Incompetência sem tamanho soa mal, mas ainda consegue ser melhor do que ‘nós não nos importamos com o esforço e com o custo de migrar e republicar 50 milhões de MP3 antigos”, opinou o empresário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.