Ouro e diamante mostra verde para trabalho, azul para família e roxo para social: cores sinalizam as notificações para que possa manter o “seu precioso” longe de si por mais tempo e assim, ganhar tempo.
A startup francesa Spktrl desenvolveu um anel inteligente de luxo com um diamante de 1,5 quilates e elementos em ouro. O dispositivo tem como objetivo afastar o utilizador do telemóvel: pisca em cores diferentes para alertar apenas sobre notificações urgentes.
O Spktrl Light Ring é alimentado por inteligência artificial (IA) com aprendizagem automática. Adapta a cor, o ritmo e o brilho das notificações com base nos hábitos do utilizador e em fatores contextuais, como a hora e a localização. Com base nesses aspetos, aplica filtros para que apenas mensagens urgentes sejam assinaladas.
São as cores que sinalizam as notificações. A Spktrl reconhece três categorias de alertas, associadas a diferentes tons: verde para trabalho, azul para família e roxo para social.
Os utilizadores podem personalizar que mensagens pretendem ver e quando as querem ver. Podem também ajustar o matiz, a saturação e o brilho da luz que pisca no anel. No entanto, as cores principais mantêm-se. Segundo Katia de Lasteyrie, fundadora da Spktrl, foram escolhidas pela sua capacidade de serem reconhecidas instantaneamente em diferentes culturas e contextos.
A responsável afirmou que “a perceção das cores é um dos processos cognitivos mais rápidos, interpretado pelo cérebro antes mesmo da forma ou da linguagem.” Destacou ainda que essas associações têm raízes primitivas.
“As cores ajudaram os primeiros humanos a detetar ameaças (sangue, predadores), oportunidades (fruta madura) e ambientes seguros (vegetação, água). Por isso, surgem como um dos vetores mais eficientes e intuitivos para transmitir significado.”
Lasteyrie acrescentou que o ritmo da pulsação também transmite uma mensagem: “mais rápido para mensagens urgentes, mais lento para as menos importantes.”
O anel estará disponível para pré-venda no terceiro trimestre de 2025, com entrega prevista para meados de 2026. O preço oficial ainda não foi divulgado.
// CanalTech