Musk queria batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e os regulamentos próprios da indústria.

Tal como explica o portal The Verge, o empresário norte-americano não pode batizar o seu novo produto com o nome “Teslaquila” por causa das leis que regem a indústria da tequila.

A palavra “tequila” é uma denominação de origem, ou seja, os direitos do uso da palavra pertencem só e apenas ao agro-negócio desta bebida. Em última análise, ninguém pode registar esta palavra como sua propriedade.

O grande problema com o nome escolhido por Musk, explicou o Conselho Regulador da Tequila (CRT), entidade responsável por regulamentar e autorizar todos os processos relacionados à fabricação, consumo e comercialização de tequila, reside no facto de a marca “Teslaquila” ser muito semelhante à palavra tequila.

Martín Muñoz, que lidera o CRT, explicou que o produto de Musk poderia causar confusões ou mal-entendidos sobre a origem do produto e que foi exatamente por esse motivo que a lei mexicana de propriedade industrial negou a marca.

Simplificando o processo e a “não” do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial: “Teslaquila” evoca a palavra tequila e, por isso, não pode ser registada como marca.

O México, recorde-se, é o único produtor de tequila.

Depois de uma “batalha” de mais de dois anos, que arrancou em maio de 2018, a empresa de Elon Musk decidiu batizar o seu produto de “Tesla Tequila”.

A “Tesla Tequila” está registada no México e nos Estados Unidos.

No México, está associada à Destiladora del Valle de Tequila, em Tequila, Jalisco, um dos vários estados onde a tequila pode ser produzida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …