Musk queria batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e os regulamentos próprios da indústria.

Tal como explica o portal The Verge, o empresário norte-americano não pode batizar o seu novo produto com o nome “Teslaquila” por causa das leis que regem a indústria da tequila.

A palavra “tequila” é uma denominação de origem, ou seja, os direitos do uso da palavra pertencem só e apenas ao agro-negócio desta bebida. Em última análise, ninguém pode registar esta palavra como sua propriedade.

O grande problema com o nome escolhido por Musk, explicou o Conselho Regulador da Tequila (CRT), entidade responsável por regulamentar e autorizar todos os processos relacionados à fabricação, consumo e comercialização de tequila, reside no facto de a marca “Teslaquila” ser muito semelhante à palavra tequila.

Martín Muñoz, que lidera o CRT, explicou que o produto de Musk poderia causar confusões ou mal-entendidos sobre a origem do produto e que foi exatamente por esse motivo que a lei mexicana de propriedade industrial negou a marca.

Simplificando o processo e a “não” do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial: “Teslaquila” evoca a palavra tequila e, por isso, não pode ser registada como marca.

O México, recorde-se, é o único produtor de tequila.

Depois de uma “batalha” de mais de dois anos, que arrancou em maio de 2018, a empresa de Elon Musk decidiu batizar o seu produto de “Tesla Tequila”.

A “Tesla Tequila” está registada no México e nos Estados Unidos.

No México, está associada à Destiladora del Valle de Tequila, em Tequila, Jalisco, um dos vários estados onde a tequila pode ser produzida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …