Musk queria batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de “Teslaquila”, mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e os regulamentos próprios da indústria.

Tal como explica o portal The Verge, o empresário norte-americano não pode batizar o seu novo produto com o nome “Teslaquila” por causa das leis que regem a indústria da tequila.

A palavra “tequila” é uma denominação de origem, ou seja, os direitos do uso da palavra pertencem só e apenas ao agro-negócio desta bebida. Em última análise, ninguém pode registar esta palavra como sua propriedade.

O grande problema com o nome escolhido por Musk, explicou o Conselho Regulador da Tequila (CRT), entidade responsável por regulamentar e autorizar todos os processos relacionados à fabricação, consumo e comercialização de tequila, reside no facto de a marca “Teslaquila” ser muito semelhante à palavra tequila.

Martín Muñoz, que lidera o CRT, explicou que o produto de Musk poderia causar confusões ou mal-entendidos sobre a origem do produto e que foi exatamente por esse motivo que a lei mexicana de propriedade industrial negou a marca.

Simplificando o processo e a “não” do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial: “Teslaquila” evoca a palavra tequila e, por isso, não pode ser registada como marca.

O México, recorde-se, é o único produtor de tequila.

Depois de uma “batalha” de mais de dois anos, que arrancou em maio de 2018, a empresa de Elon Musk decidiu batizar o seu produto de “Tesla Tequila”.

A “Tesla Tequila” está registada no México e nos Estados Unidos.

No México, está associada à Destiladora del Valle de Tequila, em Tequila, Jalisco, um dos vários estados onde a tequila pode ser produzida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …