Elon Musk está impedido de aceder a alguns “segredos” do Governo na sua própria empresa, a SpaceX, devido ao consumo de drogas e às reuniões com líderes estrangeiros como Vladimir Putin. Mas quando chegar à Casa Branca vai ter acesso a informação classificada e sensível.
O CEO da SpaceX não tem acesso às mais altas autorizações de segurança da empresa, apesar de cerca de 400 funcionários da mesma terem essas permissões, como adianta o jornal tecnológico Futurism.
Este facto deve-se ao consumo de drogas assumido por Musk e aos contactos que tem mantido com líderes estrangeiros, como o Presidente russo Vladimir Putin.
Musk detém uma autorização de segurança “ultrassecreta” que lhe dá acesso a “alguns segredos de segurança nacional” através da SpaceX, mas não tem a “autorização completa exigida por funcionários que trabalham em programas confidenciais”, apurou o Wall Street Journal (WSJ).
Esta publicação nota que advogados aconselharam os executivos da SpaceX a não tentarem obter as autorizações “mais elevadas” porque isso o obrigaria a revelar os contactos com líderes internacionais, bem como o consumo de drogas.
Mesmo a actual autorização que Musk detém terá demorado algum tempo a obter depois de o CEO ter fumado marijuana com o comediante Joe Rogan no podcast deste, o “The Joe Rogan Experience”, em 2018.
Musk também será adepto de LSD, cocaína, ecstasy, cogumelos e cetamina e os executivos da Tesla, outra empresa do magnata, estarão igualmente preocupados com um alegado “consumo excessivo de drogas” por parte do homem mais rico do mundo.
A cetamina, ou quetamina, é um poderoso anestésico que é usado para adormecer as pessoas durante as operações cirúrgicas. Mas também tem vindo a ser utilizada em pacientes com depressão.
Musk nem pode entrar em algumas instalações secretas da SpaceX
Os advogados consultados pelos executivos da SpaceX terão alertado que Musk poderia até perder a sua actual autorização de segurança “ultrassecreta” na empresa, caso tentasse obter as permissões mais altas, adianta o WSJ.
Mas, agora que vai assumir o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) na administração do futuro presidente dos EUA, Donald Trump, Musk poderá ter acesso de forma muito mais fácil a informação altamente confidencial.
Na SpaceX, Musk não consegue aceder a certas informações sobre o programa de satélite espião (Starshield) da sua própria empresa, segundo o WSJ.
O jornal assegura que o CEO nem sequer pode entrar na maioria das instalações onde o trabalho relacionado com o Starshield está a ser desenvolvido.
Musk nunca falhou um teste de drogas na SpaceX, mas o New York Times (NYT) adianta que o seu comportamento “obscuro” já levou a que fosse sinalizado, juntamente com a empresa, para uma revisão federal por três vezes.
Este jornal nota que Musk terá falhado na cooperação quanto às regras relativas a relatórios de autorização de segurança, nomeadamente por esconder reuniões com líderes estrangeiros.
Fontes da Space X revelam ao NYT que Musk se “esquiva” dessa responsabilidade desde, pelo menos, 2021, não divulgando também o consumo de drogas.
Em 2023, Musk tentou obter um nível de autorização de segurança mais elevado junto da Força Aérea dos EUA, mas viu o seu pedido negado.
Musk é um tipo muito inteligente e racional. Não acredito que consuma drogas descontroladamente. Isto é, sem os devidos cuidados.
E não me admiraria que o célebre Peter Attia fosse médico dele.