/

87% do PIB de Portugal: Elon Musk é o novo homem mais rico do mundo

1

Web Summit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk, dono da rede social X e da Tesla, encabeça a lista da Bloomberg dos mais ricos do mundo, com um património líquido de 232 mil milhões de dólares (cerca de 210 mil milhões de euros) em 2023.

Como termo de comparação da dimensão da riqueza de Elon Musk, o PIB de Portugal foi de 242 mil milhões de euros, em 2022.

O multimilionário norte-americano somou 95.400 milhões de dólares (mais de 86.000 milhões de euros) à sua fortuna este ano, recuperando o primeiro lugar, segundo a lista das 500 pessoas mais ricas do mundo, elaborada pela Bloomberg.

Segundo a lista, o património global combinado dos 500 multimilionários aumentou em 1,5 biliões de dólares em 2023 (que compara com 1,4 biliões perdidos no ano passado) em boa parte devido à inteligência artificial.

Elon Musk ultrapassou o presidente da luxuosa LVMH, Bernard Arnault, em mais de 50 mil milhões de dólares. O magnata francês ocupa o segundo lugar da lista, com um património líquido de 179 mil milhões de dólares, depois de ter somado 16,9 mil milhões de dólares este ano.

Na lista da Forbes de abril deste ano, em que Arnault destronou Musk como mais rico do planeta, surgiu um nome português: Maria Fernanda Amorim e as três filhas herdaram do empresário Américo Amorim um património que inclui negócios na cortiça, energia, turismo e restauração, avaliado em 4,3 mil milhões de euros.

Além de fundador do X (antigo Twitter), Musk é também, entre outras coisas, presidente executivo (CEO) da marca de automóveis Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, e os seus ganhos este ano foram impulsionados pelo sucesso destas empresas.

Tecnologia domina. Pódio sem Gates

A posição dos mais ricos está ligada ao desempenho das ações de tecnologia, que atingiram recordes históricos no mercado graças à ascensão da inteligência artificial: o património dos empreendedores de tecnologia cresceu 48% este ano, ou seja, 658 mil milhões de dólares, de acordo com a imprensa.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, ocupa o terceiro lugar do “ranking” com um património líquido de 178 mil milhões de dólares, tendo adicionado 71,3 mil milhões à sua fortuna este ano.

Por sua vez, o fundador da Microsoft, Bill Gates, é a quarta pessoa mais rica do mundo, com um património líquido de 141 mil milhões de dólares, seguido pelo ex-CEO da empresa, Steve Ballmer (131 mil milhões de dólares) e pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg (130 mil milhões de dólares).

A herdeira da L”Oreal, Françoise Bettencourt Meyers (12º lugar) é a mulher mais rica do planeta e a primeira a ter um património líquido de doze dígitos (100 mil milhões de dólares). A sua fortuna aumentou 40% este ano, depois de as ações da L”Oreal terem atingido o maior nível histórico.

Quanto às nacionalidades, numa lista dominada pelos Estados Unidos, o mexicano Carlos Slim destaca-se no topo como o mais rico da América Latina (número 11, com 104 mil milhões de dólares), seguido pelo espanhol Amancio Ortega (lugar 14, com 87,6 mil milhões).

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.