Musk terá decidido não comprar Twitter devido “à terceira Guerra Mundial”

5

Web Summit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Juíza recusa adiar julgamento de Musk. Advogados do Twitter acusam Musk de estar a usar os bots como “pretexto” para não comprar a empresa.

Os representantes do Twitter e os advogados de Elon Musk reuniram esta terça-feira numa audiência para debater as questões relacionadas com a futura batalha judicial.

No julgamentos do próximo mês vai estar em causa a vontade de o Twitter obrigar Musk a cumprir com o acordo, que prevê que o CEO da Tesla compre a rede social por 44 mil milhões de dólares. Musk desistiu da compra em julho.

O advogado de Elon Musk voltou a defender que o julgamento deveria ser adiado, tendo em conta a denúncia de vulnerabilidades na rede social, feita por Peiter Zatko, o antigo responsável de segurança do Twitter.

O ex-chefe de segurança do Twitter trabalhou na empresa durante 15 meses, até ser despedido em janeiro por Parag Agrawal, o CEO que sucedeu a Jack Dorsey.

“A Justiça não precisa de mais umas semanas para analisar isto?“, questionou Alex Spiro, o advogado que representa Elon Musk, referindo-se à denúncia que veio a público, e  também enviada a entidades como o regulador dos mercados de capitais (SEC) e a Comissão de Comércio Federal (FTC).

O hacker veterano conhecido como “Mudge” alertou ainda que a empresa não estaria a cumprir um acordo com a FTC para reforçar a segurança. O pedido da defesa de Musk incluía o adiamento do julgamento para novembro.

No entanto, a juíza Kathaleen McCormick rejeitou o pedido de Musk para adiar o julgamento esta quarta-feira, num documento assinado.

“Estou convencida de que mesmo um atraso de quatro semanas iria trazer um risco ainda maior para o Twitter, demasiado grande para ser justificável“, lê-se.

O julgamento continuará então marcado para 17 de outubro. No entanto, a juíza deu luz verde a um dos pedidos da defesa de Musk: a inclusão da denúncia de Zatko.

Em reação a esta notícia da inclusão da denúncia, enviada à Forbes, o advogado de Musk mostrou-se “esperançoso de que ao ganhar esta questão terem ficado um passo mais perto de a verdade ser ouvida naquele tribunal”.

Os representantes do Twitter acusaram Musk de estar a utilizar o tema dos “bots” como uma desculpa, durante a audiência, avança o Observador.

William Savitt, advogado do Twitter, leu uma mensagem de Elon Musk, enviada de maio, que terá sido enviada ao banqueiro ligado ao processo de compra.

“Não faz sentido comprar o Twitter quando estamos a caminhar para a terceira Guerra Mundial”, terá escrito o também CEO da SpaceX na mensagem, referindo-se ao contexto de guerra que afeta a Europa.

O advogado da empresa alega que Musk estaria à procura de uma forma para “escapar” à compra, usando os “bots” e as acusações de que o Twitter não estava a fornecer os documentos necessários, como pretexto para pôr um fim ao negócio.

“Isto é a razão pela qual o senhor Musk já não quis comprar o Twitter, toda esta questão sobre ‘bots’, sobre utilizadores ativos diários monetizáveis e Zatko são pretextos”, cita a Reuters.

A defesa de Musk argumentou que “não é a responsável pelo caos ou pelo atraso”. “A razão pela qual estão a ter reuniões ‘all-hands’ [reuniões gerais] no Twitter é porque um executivo sénior disse que a empresa está a cometer fraude. Isso é culpa nossa? É o nosso caos? É o caos deles”, rematou.

O julgamento que opõe o Twitter a Elon Musk arrancará, assim, no próximo mês, com uma duração prevista de cinco dias.

ZAP //

5 Comments

  1. Se as verdadeiras razões são as apresentadas, não sabemos. Mas seguramente teve boas razões para não ir por diante. Musk é um indivíduo muito sensato.

  2. Musk é um canalha que brinca com as empresas dos outros para ganhar proveitos através da especulação, doa a quem doer! Espero que tenha um castigo exemplar pois o homem mais rico do mundo não deveria andar com este tipo de estratégias para enriquecer ainda mais!
    Alias, no meu ver, deveria de existir um teto máximo para a fortuna individual de uma pessoa, assim o dinheiro seria mais dividido e não tão concentrado em meia dúzia de pessoas que nem conseguiriam gastar essa fortuna se vivessem 10 vidas!

      • Peço desculpa mas o Dr. é que deve ter a doutrina desses países enraizada na sua mente, onde os ricos e poderosos fazem o que querem, e ainda temos que fazer uma vénia para nos atirar uma migalha de pão! Mas nem vale a pena perder tempo consigo pois vê-se logo o tipo de pessoa que é quando se assina como Dr. …

    • Essa é a teoria dos incapazes, se não tive capacidade de ganhar o que gostaria, não admito que outros tenham. Se cumpriram a legislação, parabéns. Tenho pena não ter sido mais capaz e também ter conseguido mais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.