/

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Harald Eisenberger / Wikimedia

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado “explícitas”, vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans.

No passado, tanto o Conselho de Turismo de Viena como quatro dos famosos museus da cidade austríaca publicaram obras de arte em redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o TikTok, para fins promocionais. Porém, várias publicações foram removidas e, em alguns casos, as contas encerradas porque as imagens em questão eram demasiado “explícitas” em termos de nudez.

Por isso, as organizações desistiram destas plataformas e decidiram criar uma conta no OnlyFans, uma rede social muito menos restritiva e que cresceu muito graças aos criadores de conteúdo pornográfico, para partilhar as suas obras de arte à vontade.

“Questionamos este tipo de censura porque acreditamos que não é boa ideia deixar um algoritmo determinar o nosso legado cultural”, disse à NPR Helena Hartlauer, representante do Conselho de Turismo de Viena.

“Isso pode levar a uma auto-censura inconsciente. Os artistas podem começar a fazer arte de forma diferente, assim como os colecionadores podem fazê-lo quando montam as suas coleções, porque sabem que uma ferramenta tão forte como as redes sociais não mostra ou promove certos tipos de arte. Isso é bastante assustador”, acrescentou.

Tal como recorda a organização norte-americana, as diretrizes das redes sociais do grupo Facebook permitem imagens de quadros e esculturas que retratam figuras nuas. No caso do TikTok, a nudez é proibida, mas abre-se uma exceção para “conteúdo artístico”.

A porta-voz do Conselho de Turismo de Viena reconhece que “é possível promover um museu ou uma cidade como Viena sem necessariamente partilhar estas imagens”, no entanto, esta campanha também é uma forma de iniciar um debate sobre o poder que estas empresas têm quando se trata de permitir, ou não, diferentes tipos de conteúdo.

Os utilizadores que se inscreverem neste novo canal do OnlyFans até ao final do mês poderão ganhar um Vienna City Card ou um bilhete para qualquer um destes museus da capital (Leopold Museum, Kunsthistorisches Museum, Naturhistorisches Museum e Albertina Museum).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.