“Não podemos representar alguém como ele”. Museu Grévin remove estátua de cera de Putin após vandalismo

1

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

A estátua do chefe de Estado russo já estava a ser vandalizada e a direção do museu afirma que não quer estar associada a Putin depois do início do conflito na Ucrânia. Uma estátua de Volodymyr Zelenskyy pode ser colocada no lugar da de Putin, na secção dos líderes mundiais.

Num sinal de protesto contra Vladimir Putin e manifestação de solidariedade com a Ucrânia, o museu Grévin, em Paris, removeu a estátua de cera do Presidente russo, que já tinha sido vandalizada por visitantes no último fim de semana.

De acordo com a euronews, a estátua foi criada em 2000 e estava na secção do museu dedicada aos líderes políticos mundiais. Foi agora removida e colocada num armazém indeterminadamente e o museu está a ponderar substituí-la com uma representação de cera do líder ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Hoje já não é possível representarmos alguém com o caráter dele. Pela primeira vez na história do museu, estamos a retirar uma estátua por causa dos eventos históricos que estão a decorrer de momento”, revelou o diretor do museu, Yves Delhommeau, à rádio francesa France Bleu.

O responsável do Grévin revelou ainda que a estátua foi vandalizada e estava ser destruída pelas visitantes no fim de semana passado, já depois do início da guerra na Ucrânia.

“Não o queremos aqui e os trabalhadores não querem passar por ele todos os dias, mas ele foi atacado algumas vezes este fim de semana e recebemos algumas ameaças pelo telefone, por isso achamos melhor removê-lo da parte dos líderes mundiais”, acrescentou Delhommeau.

A estátua estava ao lado de uma do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da Rainha Isabel II de Inglaterra e do Presidente da China, Xi Jinping. O líder do museu Grévin lembra que este nunca representou “ditadores como o Hitler” e que não quer agora incluir Putin na sua coleção.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.