Cerveja de esquilo ou gin de formiga. Museu exibe as bebidas mais nojentas do mundo

Disgusting Food Museum

A cerveja com o maior teor alcoólico do mundo é servida dentro de um esquilo de taxidermia.

Uma exposição do Disgusting Food Museum apresenta algumas das bebida alcoólicas mais ‘nojentas’ do mundo. Uma delas é a cerveja de testículos de baleia aromatizada com esterco defumado de ovelhas islandesas.

O Disgusting Food Museum, em Malmo, Suécia, é conhecido pela sua coleção de comidas nojentas, como, por exemplo, o queijo de larvas da Sardenha, carne de tubarão fermentada da Islândia e smoothies de rã peruana. Há um pouco de tudo para todos os gostos.

Agora, numa nova exposição, este peculiar museu concentrou-se em mostrar aos seus visitantes algumas das bebidas mais bizarras do mundo. Da cerveja de esquilo ao gin de formiga ou do vinho de fezes à cerveja de testículos de baleia aromatizada com esterco defumado de ovelhas islandesas, as iguarias disponíveis são variadas.

“Encontramos as bebidas alcoólicas mais estranhas, interessantes e desafiantes do mundo”, disse o diretor do museu, Andreas Ahrens, num comunicado citado pela Live Science. “Algumas das bebidas alcoólicas exibidas mostram diferentes tipos de álcool caseiro que remontam há milhares de anos, enquanto outros são experimentais, feitos por cervejeiros locais”.

A exposição abriu ao público no dia 5 de setembro e vai ficar em Malmo durante três meses.

Um dos destaques vai para a cerveja com o maior teor alcoólico do mundo, com cerca de 55%. Para referência, uma cerveja normal tem cerca de 4,5%. Não só esta é a cerveja mais forte do mundo, como também tem uma particularidade curiosa: é servida dentro de um esquilo de taxidermia.

“Há muito tempo que sou fascinado por porque nós, humanos, nos forçamos a superar a nossa antipatia por bebidas alcoólicas de ‘sabor adquirido'” – bebidas que podem ser intensamente amargas, pungentes ou desagradáveis, disse Ahrens à Live Science. “Esta exposição é um mergulho profundo sobre por que bebemos e como começamos a nossa estranha relação com as bebidas espirituosas”.

O Disgusting Food Museum apela às pessoas que visitem o museu e que venham “desafiar as suas noções” sobre aquilo que é comestível ou não: “O que é delicioso para uma pessoa pode ser repugnante para outra”, escreve o museu no seu site.

Para que possam estar expostas, as bebidas alcoólicas tiveram de ser consideradas potáveis em alguma parte do mundo.

Um vinho de arroz, chamado Ttongsul, usado no passado como remédio medicinal na Coreia do Sul, é produzido com fezes humanas fermentadas. “O pensamento por si só é suficiente para fazer a maioria das pessoas quase vomitar”, atira Ahrens.

Entre outros, há ainda o primeiro gin produzido com insetos, em que cada garrafa é embebida com cerca de 62 formigas Formica rufa, uma espécie quase ameaçada de extinção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …