Cerveja de esquilo ou gin de formiga. Museu exibe as bebidas mais nojentas do mundo

Disgusting Food Museum

A cerveja com o maior teor alcoólico do mundo é servida dentro de um esquilo de taxidermia.

Uma exposição do Disgusting Food Museum apresenta algumas das bebida alcoólicas mais ‘nojentas’ do mundo. Uma delas é a cerveja de testículos de baleia aromatizada com esterco defumado de ovelhas islandesas.

O Disgusting Food Museum, em Malmo, Suécia, é conhecido pela sua coleção de comidas nojentas, como, por exemplo, o queijo de larvas da Sardenha, carne de tubarão fermentada da Islândia e smoothies de rã peruana. Há um pouco de tudo para todos os gostos.

Agora, numa nova exposição, este peculiar museu concentrou-se em mostrar aos seus visitantes algumas das bebidas mais bizarras do mundo. Da cerveja de esquilo ao gin de formiga ou do vinho de fezes à cerveja de testículos de baleia aromatizada com esterco defumado de ovelhas islandesas, as iguarias disponíveis são variadas.

“Encontramos as bebidas alcoólicas mais estranhas, interessantes e desafiantes do mundo”, disse o diretor do museu, Andreas Ahrens, num comunicado citado pela Live Science. “Algumas das bebidas alcoólicas exibidas mostram diferentes tipos de álcool caseiro que remontam há milhares de anos, enquanto outros são experimentais, feitos por cervejeiros locais”.

A exposição abriu ao público no dia 5 de setembro e vai ficar em Malmo durante três meses.

Um dos destaques vai para a cerveja com o maior teor alcoólico do mundo, com cerca de 55%. Para referência, uma cerveja normal tem cerca de 4,5%. Não só esta é a cerveja mais forte do mundo, como também tem uma particularidade curiosa: é servida dentro de um esquilo de taxidermia.

“Há muito tempo que sou fascinado por porque nós, humanos, nos forçamos a superar a nossa antipatia por bebidas alcoólicas de ‘sabor adquirido'” – bebidas que podem ser intensamente amargas, pungentes ou desagradáveis, disse Ahrens à Live Science. “Esta exposição é um mergulho profundo sobre por que bebemos e como começamos a nossa estranha relação com as bebidas espirituosas”.

O Disgusting Food Museum apela às pessoas que visitem o museu e que venham “desafiar as suas noções” sobre aquilo que é comestível ou não: “O que é delicioso para uma pessoa pode ser repugnante para outra”, escreve o museu no seu site.

Para que possam estar expostas, as bebidas alcoólicas tiveram de ser consideradas potáveis em alguma parte do mundo.

Um vinho de arroz, chamado Ttongsul, usado no passado como remédio medicinal na Coreia do Sul, é produzido com fezes humanas fermentadas. “O pensamento por si só é suficiente para fazer a maioria das pessoas quase vomitar”, atira Ahrens.

Entre outros, há ainda o primeiro gin produzido com insetos, em que cada garrafa é embebida com cerca de 62 formigas Formica rufa, uma espécie quase ameaçada de extinção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …