Museu do Prado admite discretamente o erro e volta a atribuir “El Coloso” a Goya

Wikimedia

“El coloso”, de Francisco de Goya

O Museu do Prado reacendeu um debate sobre uma das pinturas mais conhecidas de Francisco de Goya, reatribuindo-a ao artista espanhol depois de ter defendido, durante mais de uma década, que se tratava do trabalho de um seguidor do pintor.

A autoria do quadro suscitou uma grande controvérsia entre os especialistas nos últimos 10 anos, mas chegou agora ao fim. El coloso terá sito pintado por Francisco de Goya, entre 1818 e 1825, e é uma alegoria da melancolia espanhola depois das forças francesas sob o domínio de Napoleão terem derrotado e ocupado Espanha durante a Guerra Peninsular.

Segundo o Heraldo, a polémica estalou em 2008, quando Manuela Mena, diretora da Conservação da Pintura do século XVIII do museu, disse que El coloso não era obra de Goya. Meses depois, o website da galeria de arte publicou um relatório no qual Mena defendia a sua tese.

Pouco tempo depois, no rótulo que acompanhava a pintura, lia-se que o seu autor era um “seguidor de Goya“. E assim continuou, até terça-feira.

A questão tornou-se bastante controversa porque, em 2010, universidades espanholas e vários peritos assinaram um manifesto de apoio à autoria do artista aragonês.

Historiadores como Jesusa Vega, Nigel Glendinning ou Carlos Foradada publicaram artigos e livros nos quais defendiam a atribuição da pintura ao artista. Glendinning, que faleceu em 2013, dedicou inclusive o seu último artigo ao assunto, tendo sido publicado postumamente no Bulletin of Spanish Studies.

Perante o engano, o museu espanhol retificou a autoria da pintura e devolveu-a a Goya. O El Diario escreve que a direção do Prado aproveitou a apresentação da reorganização das 12 salas dedicadas à arte do século XIX para colocar novamente o quadro em exposição.

El coloso é uma figura masculina de proporções gigantescas, rodeada de nuvens, com o punho esquerdo levantado. Na parte inferior, há homens e mulheres, carruagens e animais, todos de tamanho muito reduzido.

A obra chegou ao Museu do Prado em 1931, tendo sido aceite e admirada como a expressão máxima de Goya. Ao longo do século XX, tornou-se uma das obras mais citadas na bibliografia do artista e uma das mais populares.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …