Museu de Fátima entrega mensagens dos visitantes ao Papa

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Consolata Museu, em Fátima, está a convidar os visitantes a escreverem mensagens ao papa Francisco, que lhe serão entregues, em forma de toalha de grandes dimensões, em maio de 2017, por ocasião da visita ao santuário.

A iniciativa, em três telas de linho, instaladas na capela do Centro Missionário Allamano, durante o percurso do museu de arte sacra e etnologia, no distrito de Santarém, conta já com perto de um milhar de mensagens, de crianças e adultos, nacionais e estrangeiros.

Papa és o maior“, “Benvindo a Portugal”, “Papa és um grande homem, Deus queira que sejas do Benfica” ou “SOS Venezuela” estão entre as frases que podem ser lidas nos painéis, nos quais há pedidos para que Francisco reze pelas famílias, não se esqueça dos doentes, se mantenha “justo e moderno” ou, apenas, para que “continue assim”.

Há também agradecimentos ao homem “capaz de abordar temas que todos têm medo de falar”, pela capacidade de ter aumentado a fé de alguém ou pelo que fez ao Brasil, quando o visitou, com um pedido de oração porque o país está a viver “tempos difíceis”.

À agência Lusa, o diretor do museu, Gonçalo Cardoso, explicou que a iniciativa partiu do Instituto Missionário da Consolata, proprietário do espaço, que quer “oferecer ao papa Francisco, em 2017, algo ligado à missão”.

“Este é um museu missionário, o papa Francisco tem reforçado o espírito evangelizador e missionário da Igreja e porque não os visitantes que percorrem as diferentes salas do museu terem esta oportunidade de transmitir uma mensagem”, adiantou Gonçalo Cardoso,

As telas – para já três, mas que se irão multiplicar até maio de 2017 – “serão depois convertidas numa grande toalha, para simbolizar a mesa da partilha, do convívio e da partilha da mensagem da Igreja”.

Segundo o responsável, “há uma diversidade muito grande nas mensagens”, destacando a “proximidade e simpatia que as pessoas têm pelo papa Francisco”.

“Até, inclusivamente, demos conta de que há aqui uma mensagem ‘Gosto muito de ti Chico‘, de uma criança que se identifica muito bem com o aspeto simpático e próximo do papa Francisco”, exemplificou, referindo que assim que as telas expostas estiverem preenchidas serão substituídas por outras.

Gonçalo Cardoso afirma que a maior parte das mensagens é de portugueses e que também transmitem “o orgulho e o gosto que têm” em receber o papa em 2017 por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

“Benvindo a Portugal” e “Esperamos ansiosamente a sua vinda a Portugal, estamos a preparar a sua vinda a Fátima” estão entre as frases nas telas, onde também o sacerdote brasileiro Walfrido Knapik, de 59 anos, deixou uma frase para o papa Francisco.

“Realmente a Igreja estava a precisar de um papa assim, simples, humilde, com o seu testemunho de fé, de coragem e também de determinação. É um profeta dos tempos modernos e a mensagem que deixei para ele, é uma mensagem de alento, de esperança”, afirmou o padre que trabalha com a comunidade portuguesa emigrante em Zurique, na Suíça.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …