Museu de Fátima entrega mensagens dos visitantes ao Papa

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Consolata Museu, em Fátima, está a convidar os visitantes a escreverem mensagens ao papa Francisco, que lhe serão entregues, em forma de toalha de grandes dimensões, em maio de 2017, por ocasião da visita ao santuário.

A iniciativa, em três telas de linho, instaladas na capela do Centro Missionário Allamano, durante o percurso do museu de arte sacra e etnologia, no distrito de Santarém, conta já com perto de um milhar de mensagens, de crianças e adultos, nacionais e estrangeiros.

Papa és o maior“, “Benvindo a Portugal”, “Papa és um grande homem, Deus queira que sejas do Benfica” ou “SOS Venezuela” estão entre as frases que podem ser lidas nos painéis, nos quais há pedidos para que Francisco reze pelas famílias, não se esqueça dos doentes, se mantenha “justo e moderno” ou, apenas, para que “continue assim”.

Há também agradecimentos ao homem “capaz de abordar temas que todos têm medo de falar”, pela capacidade de ter aumentado a fé de alguém ou pelo que fez ao Brasil, quando o visitou, com um pedido de oração porque o país está a viver “tempos difíceis”.

À agência Lusa, o diretor do museu, Gonçalo Cardoso, explicou que a iniciativa partiu do Instituto Missionário da Consolata, proprietário do espaço, que quer “oferecer ao papa Francisco, em 2017, algo ligado à missão”.

“Este é um museu missionário, o papa Francisco tem reforçado o espírito evangelizador e missionário da Igreja e porque não os visitantes que percorrem as diferentes salas do museu terem esta oportunidade de transmitir uma mensagem”, adiantou Gonçalo Cardoso,

As telas – para já três, mas que se irão multiplicar até maio de 2017 – “serão depois convertidas numa grande toalha, para simbolizar a mesa da partilha, do convívio e da partilha da mensagem da Igreja”.

Segundo o responsável, “há uma diversidade muito grande nas mensagens”, destacando a “proximidade e simpatia que as pessoas têm pelo papa Francisco”.

“Até, inclusivamente, demos conta de que há aqui uma mensagem ‘Gosto muito de ti Chico‘, de uma criança que se identifica muito bem com o aspeto simpático e próximo do papa Francisco”, exemplificou, referindo que assim que as telas expostas estiverem preenchidas serão substituídas por outras.

Gonçalo Cardoso afirma que a maior parte das mensagens é de portugueses e que também transmitem “o orgulho e o gosto que têm” em receber o papa em 2017 por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

“Benvindo a Portugal” e “Esperamos ansiosamente a sua vinda a Portugal, estamos a preparar a sua vinda a Fátima” estão entre as frases nas telas, onde também o sacerdote brasileiro Walfrido Knapik, de 59 anos, deixou uma frase para o papa Francisco.

“Realmente a Igreja estava a precisar de um papa assim, simples, humilde, com o seu testemunho de fé, de coragem e também de determinação. É um profeta dos tempos modernos e a mensagem que deixei para ele, é uma mensagem de alento, de esperança”, afirmou o padre que trabalha com a comunidade portuguesa emigrante em Zurique, na Suíça.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …