Edvard Munch escondeu uma mensagem na pintura “O Grito”

WebMuseum at ibiblio / Wikimedia

“O Grito” (1893), de Edvard Munch

Afinal, a pequena mensagem escondida na famosa pintura de Edvard Munch “O Grito” foi escrita pelo próprio artista. Uma nova investigação coloca, assim, um ponto final num dos mistérios mais duradouros da arte moderna.

Só podia ter sido pintado por um homem louco!” Esta é a frase quase invisível que se pode ler no canto superior esquerdo da pintura e que foi objeto de debate durante várias décadas. Até agora, escreve a CNN, pensava-se que a frase era o fruto de um ato de vandalismo.

Recentemente, curadores do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design da Noruega, em Oslo, garantiram ter desvendado um dos mistérios mais duradouros da arte moderna. Afinal, terá sido o próprio Edvard Munch a escrever a frase.

“A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch”, concluiu Mai Britt Guleng, curadora do museu. A inscrição “foi examinada agora com muito cuidado, letra por letra e palavra por palavra, e é idêntica em todos os aspetos à caligrafia de Munch.”

“Não há mais dúvidas”, sublinhou a responsável pela investigação.

A frase, praticamente impercetível a olho nu, foi analisada com ajuda de tecnologia de infravermelhos e comparada com as anotações e cartas do artista. Munch “não escreveu em letras grandes para que todos vissem, é preciso olhar com muita atenção para ver”, detalha Britt Guleng.

A obra-prima expressionista é uma das obras mais célebres dos tempos modernos, anunciada como uma representação atemporal da ansiedade humana. Edvard Munch (1863-1944) passou vários anos da sua vida numa clínica psiquiátrica, onde foi internado depois de um colapso nervoso, em 1908.

“O Grito” está a ser alvo de um restauro com vista a uma nova exposição. Depois de ter sido roubada em 2004 (e recuperada pouco depois), a obra esteve poucas vezes em exibição.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …