Multas de trânsito aumentaram 26% face ao ano passado

1

Luís Forra / Lusa

Entre o início do ano e final de abril, Estado português arrecadou 30,8 milhões de euros por violações do código de Estrada. Excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool e uso de telemóvel foram as principais causas das multas de trânsito.

O valor total cobrado pelas multas de trânsito aumentou mais de 26% em relação ao ano passado, segundo o Correio da Manhã.

Por violações do código de Estrada, Estado português já arrecadou 30,8 milhões de euros entre o início do ano e final de abril, mas Governo prevê, no Orçamento de Estado para 2023, adquirir 135,8 milhões através de multas de trânsito — o maior valor orçamentado nos últimos cinco anos.

De acordo com o relatório de 2022 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, 190 693 das multas de trânsito resultaram da ocorrência de infrações por excesso de velocidade, 44 080 por condução sob o efeito de álcool e 27 958 por uso de telemóvel.

Parte do aumento das multas deve-se ao novo sistema de radares de segurança rodoviária e controlo de velocidade instalado em Lisboa, que resultou em 8,2 milhões de euros em multas entre 1 de Junho de 2022 e 23 de Maio de 2023. Nesse período, o novo sistema registou, segundo o Público, 363.942 infrações, uma média de 1019 multas por dia — 42 multas por hora.

O Imposto Sobre Veículos (ISV) arrecadado pela Autoridade Tributária desde o início do ano até ao final de abril também registou um acréscimo de 18,4% face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 26,2 milhões de euros, diz a Direção-Geral do Orçamento.

Recorde-se ainda que, em abril, novos radares de velocidade média — que calculam se os condutores percorreram dois pontos de um trajeto mais depressa do que aquilo que é permitido — chegaram às estradas portuguesas.

As multas para quem infringir o limite de velocidade nestas zonas vão dos 60 aos 2500 euros, dependendo dos limites e excesso de velocidade a que seguia.

ZAP //

1 Comment

  1. Isto sim o governo adora, o dinheirinho das multas! Se o pessoal morre na estrada, por má construção destas, por má sinalização ou qualquer outra causa, não interessa nada.
    Venha o dinheirinho das multas para comprar votos com subsídios!!!?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.