Multa recorde de 14 mil milhões afunda Deutsche Bank na bolsa

Nils Bremer / Flickr

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

A cotação das ações do Deutsche Bank está a cair 8% na Bolsa de Frankfurt, depois do Departamento de Justiça norte-americano ter aplicado uma multa recorde, de 14 mil milhões de dólares, ao maior banco alemão.

Depois de se ter desvalorizado quase 8% pouco logo depois da abertura, os papéis do maior banco alemão já cediam 8,05% para 12,05 euros às 11h14 em Lisboa, na sequência do pedido da justiça norte-americana de uma multa recorde de 14 mil milhões de dólares para saldar o litígio imobiliário desencadeado no início da crise financeira em 2008.

O banco já anunciou “não tem a intenção de saldar esses potenciais processos civis em montante próximo do número citado”, que totalizam cerca de 14 mil milhões de dólares.

Esta multa seria a mais elevada alguma vez infligida a um banco estrangeiro nos Estados Unidos, bem à frente dos 8,9 mil milhões de dólares aplicados em 2014 ao francês BNP Paribas, por violação de embargos aplicados pelos EUA.

O banco norte-americano Goldman Sachs pagou uma multa de 5,06 mil milhões de dólares em meados de abril por um caso similar.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos convidou o banco alemão a apresentar uma contraoferta, precisou o Deutsche Bank, sublinhando que as negociações “apenas acabam de começar”.

O Deutsche Bank é acusado, à semelhança de outros grandes bancos, de ter vendido a investidores antes do início da crise financeira de 2007/08 empréstimos hipotecários residenciais, que são créditos imobiliários convertidos em produtos financeiros complexos (batizados RMBS), sabendo que os mesmos eram tóxicos, ou seja, que não tinham qualidade.

A denominada titulação, tática, utilizada abundantemente pelos grandes bancos para converter carteiras de empréstimos em títulos financeiros que cedem depois nos mercados, é considerada a responsável pelas perdas registadas em 2008 por numerosos investidores, incluindo os que compraram os títulos associados às famosas “subprimes”, créditos imobiliários de baixa qualidade.

O Deutsche Bank constituiu, a 30 de junho, provisões de 5,5 mil milhões de euros (6,2 mil milhões de dólares) para resolver litígios em curso, segundo documentos bolsistas.

As suas previsões, para este caso, apontam para o pagamento de um multa entre dois mil milhões e três mil milhões de dólares.

As negociações entre o Departamento da Justiça dos EUA e os advogados do Deutsche Bank poderiam ser influenciadas pelo atual clima anti-Wall Street que prevalece na campanha eleitoral para a Casa Branca.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho de “tirar o chapéu” aos americanos. Cada vez tenho menos duvidas do que sempre defendi. Esta crise foi “montada” e “desenhada” para aniquilar e empobrecer Estados europeus, primeiro os mais frageis, como o nosso ( e atribuindo culpa aos governos de então, que no nosso caso era Socrates. É, sem duvida, um plano muito inteligente) e agora repercutem-se nos mais fortes. O objectivo foi sempre destruir a UE. É a velha máxima do “dividir para reinar”. Alguma vez interessou aos EUA uma europa forte? Que lhes faça frente economica e monetariamente? NUNCA. No dia em que perderem a capacidade de ser moeda de referencia,sendo substituídos pelo EURO, a economia americana afunda. Recordo que, neste momento, a América está falida
    A “teia” que montaram ( há países na europa que ajudaram ao circo por conveniencia politica,visto que, governos socialistas numa europa dominada por liberais na época, os governos socialistas eram para abater), desde a crise de 2008, que afundou uma serie de países, entre eles o nosso, tenho de reconhecer que é muito inteligente. Tenho pena é que na UE, alemães, holandeses, finlandeses e outros, tenham andado mais entretidos a “punir” outros Estados membros, em vez de se preocuparem com o futuro da UE e com os “ataques” vindos de fora da UE.
    Durão Barroso esteve à frente da UE no perìodo da crise, que começou em 2008 ( estamos em 2016 ), agora é colocado como presidente (palhaço ) do Goldman Sachs, um Banco gigante Americano, na minha modesta opinião, o principal responsável pelo descalabro financeiro e economico numa escala mais global. Tirem-se conclusões!

  2. Apenas um comentário… já contactou o advogado do Socrates? pode ser que a sua teoria ajude na defesa… quem sabe alguém acredita em mais um disparate!

  3. Pensei que o comentário de V. Exa. viesse acrescentar algo ou, no direito que lhe assiste de discordar, apresentar um outro ponto de vista sobre a notícia. É uma conduta triste e já habitual. Desejo-lhe “as melhoras”.

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …