Multa recorde de 14 mil milhões afunda Deutsche Bank na bolsa

Nils Bremer / Flickr

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

Sede do Deutsche Bank em Frankfurt, na Alemanha

A cotação das ações do Deutsche Bank está a cair 8% na Bolsa de Frankfurt, depois do Departamento de Justiça norte-americano ter aplicado uma multa recorde, de 14 mil milhões de dólares, ao maior banco alemão.

Depois de se ter desvalorizado quase 8% pouco logo depois da abertura, os papéis do maior banco alemão já cediam 8,05% para 12,05 euros às 11h14 em Lisboa, na sequência do pedido da justiça norte-americana de uma multa recorde de 14 mil milhões de dólares para saldar o litígio imobiliário desencadeado no início da crise financeira em 2008.

O banco já anunciou “não tem a intenção de saldar esses potenciais processos civis em montante próximo do número citado”, que totalizam cerca de 14 mil milhões de dólares.

Esta multa seria a mais elevada alguma vez infligida a um banco estrangeiro nos Estados Unidos, bem à frente dos 8,9 mil milhões de dólares aplicados em 2014 ao francês BNP Paribas, por violação de embargos aplicados pelos EUA.

O banco norte-americano Goldman Sachs pagou uma multa de 5,06 mil milhões de dólares em meados de abril por um caso similar.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos convidou o banco alemão a apresentar uma contraoferta, precisou o Deutsche Bank, sublinhando que as negociações “apenas acabam de começar”.

O Deutsche Bank é acusado, à semelhança de outros grandes bancos, de ter vendido a investidores antes do início da crise financeira de 2007/08 empréstimos hipotecários residenciais, que são créditos imobiliários convertidos em produtos financeiros complexos (batizados RMBS), sabendo que os mesmos eram tóxicos, ou seja, que não tinham qualidade.

A denominada titulação, tática, utilizada abundantemente pelos grandes bancos para converter carteiras de empréstimos em títulos financeiros que cedem depois nos mercados, é considerada a responsável pelas perdas registadas em 2008 por numerosos investidores, incluindo os que compraram os títulos associados às famosas “subprimes”, créditos imobiliários de baixa qualidade.

O Deutsche Bank constituiu, a 30 de junho, provisões de 5,5 mil milhões de euros (6,2 mil milhões de dólares) para resolver litígios em curso, segundo documentos bolsistas.

As suas previsões, para este caso, apontam para o pagamento de um multa entre dois mil milhões e três mil milhões de dólares.

As negociações entre o Departamento da Justiça dos EUA e os advogados do Deutsche Bank poderiam ser influenciadas pelo atual clima anti-Wall Street que prevalece na campanha eleitoral para a Casa Branca.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho de “tirar o chapéu” aos americanos. Cada vez tenho menos duvidas do que sempre defendi. Esta crise foi “montada” e “desenhada” para aniquilar e empobrecer Estados europeus, primeiro os mais frageis, como o nosso ( e atribuindo culpa aos governos de então, que no nosso caso era Socrates. É, sem duvida, um plano muito inteligente) e agora repercutem-se nos mais fortes. O objectivo foi sempre destruir a UE. É a velha máxima do “dividir para reinar”. Alguma vez interessou aos EUA uma europa forte? Que lhes faça frente economica e monetariamente? NUNCA. No dia em que perderem a capacidade de ser moeda de referencia,sendo substituídos pelo EURO, a economia americana afunda. Recordo que, neste momento, a América está falida
    A “teia” que montaram ( há países na europa que ajudaram ao circo por conveniencia politica,visto que, governos socialistas numa europa dominada por liberais na época, os governos socialistas eram para abater), desde a crise de 2008, que afundou uma serie de países, entre eles o nosso, tenho de reconhecer que é muito inteligente. Tenho pena é que na UE, alemães, holandeses, finlandeses e outros, tenham andado mais entretidos a “punir” outros Estados membros, em vez de se preocuparem com o futuro da UE e com os “ataques” vindos de fora da UE.
    Durão Barroso esteve à frente da UE no perìodo da crise, que começou em 2008 ( estamos em 2016 ), agora é colocado como presidente (palhaço ) do Goldman Sachs, um Banco gigante Americano, na minha modesta opinião, o principal responsável pelo descalabro financeiro e economico numa escala mais global. Tirem-se conclusões!

  2. Apenas um comentário… já contactou o advogado do Socrates? pode ser que a sua teoria ajude na defesa… quem sabe alguém acredita em mais um disparate!

  3. Pensei que o comentário de V. Exa. viesse acrescentar algo ou, no direito que lhe assiste de discordar, apresentar um outro ponto de vista sobre a notícia. É uma conduta triste e já habitual. Desejo-lhe “as melhoras”.

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …