Mulheres estão a mudar o seu género no Instagram (e já se sabe porquê)

(CC0/PD) picjumbo / pixabay

Há mulheres a mudar o género no Instagram para “masculino” para enganar uma mudança de algoritmo potencialmente sexista que aconteceu no início deste ano.

De acordo com o IFLScience, as diretrizes da comunidade do Instagram afirmam que nudez e conteúdo inapropriado não são permitidos na plataforma. “Isso inclui fotos, vídeos e algum conteúdo criado digitalmente que mostra relações sexuais, genitais e imagens aproximadas de nádegas completamente nuas. Também inclui algumas fotos de mamilos femininos, mas fotos de cicatrizes pós-mastectomia e mulheres que amamentam ativamente são autorizadas.”

No entanto, em abril, o algoritmo do Instagram mudou para rebaixar determinadas publicações, mesmo que não violem tecnicamente as regras definidas pela própria plataforma, de acordo com o HuffPost.

“Começamos a reduzir a disseminação de publicações inapropriadas, mas que não vão contra as Diretrizes da Comunidade do Instagram, limitando a recomendação desse tipo de publicação nas nossas páginas Explorar e hashtags“, escreveram os responsáveis da rede social em comunicado. “Por exemplo, uma publicação sexualmente sugestiva aparecerá no seu feed se seguir a conta que a publica, mas esse tipo de conteúdo pode não aparecer para a comunidade em geral nas páginas Explorar ou hashtags.”

A mudança fez parte das atualizações que o Facebook anunciou na tentativa de “manter as pessoas seguras e manter a integridade das informações que fluem pela família de aplicações do Facebook. Por outro lado, esta mudança e redução de alcance pode estar a afetar desproporcionalmente as comunidades marginalizadas.

No mês passado, a Salty – uma plataforma online para mulheres, pessoas transexuais e pessoas não-binárias – conduziu um inquérito que constatou que utilizadores LGBTQIA+ frequentemente relatavam que as suas contas tinham sido excluídas, que o seu conteúdo era sinalizado desnecessariamente ou que as suas contas eram desativadas por violar as diretrizes da comunidade sem explicações.

Uma utilizadora, que é uma dançarina de pole australiana, descobriu que os seus próprios níveis de alcance na plataforma estavam a diminuir ao longo de um período de vários meses. Para tentar resolver a situação, decidiu alterar o seu género para “masculino” no Instagram, porque muitas pessoas parecem acreditar que é mais provável o conteúdo ser sinalizado se o género não estiver listado como homem.

Poucos dias depois da mudança, os seus níveis de alcance voltaram ao normal. Outras utilizadoras também relataram que os seus níveis de alcance voltaram à normalidade depois de fazer a alteração.

Embora alguns não tenham notado o efeito, parece que as mulheres sentem que precisam mudar de género online para lidar com possíveis discriminações nestas plataformas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …