A mulher mais velha do mundo fez 117 anos

A italiana Emma Morano, a última pessoa viva comprovadamente nascida antes de 1900, completa esta terça-feira uns saudáveis 117 anos.

Quando Emma Morano nasceu, a 29 de novembro de 1899, não existia ainda o avião, o zeppelin, a televisão, a penicilina, a bomba atómica ou até mesmo o plástico. A italiana nasceu no mesmo ano que, por exemplo, o mafioso Al Capone, o escritor Vladimir Nabokov, o músico Duke Ellington, o bailarino Fred Astaire, o realizador Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin.

Emma Morano é a última pessoa viva nascida antes de 1900 (das que o conseguem provar), mas porque os séculos só mudam na passagem do ano 0 para o 1, há mais duas sobreviventes do século XIX: a jamaicana Violet Brown, nascida a 10 de março de 1900, e a japonesa Nabi Tajima, de 4 de agosto de 1900.

As suas marcas no Livro dos Recordes são diversas: a italiana é não só a última sobrevivente do século XIX como, desde maio, tornou-se a pessoa mais velha do mundo. Não satisfeita, Emma é também a italiana mais velha de todos os tempos, isto é, não há notícia de nenhuma outra pessoa nascida no país que conseguiu chegar aos 117 anos.

A supercentenária, que vive na cidade de Vercelli, onde nasceu, come todos os dias a mesma coisa: três ovos, biscoitos feitos em casa e não dispensa um bocadinho de “grappa”, uma aguardente italiana. “E eu não como muito porque não tenho dentes”, afirmou numa entrevista à AFP.

A “avó da Europa” também já não vê nem ouve muito bem mas o seu médico garante que a cabeça ainda funciona perfeitamente. Só no ano passado é que Emma começou a ter a ajuda de uma enfermeira a tempo inteiro.

A italiana diz ter perdido o seu primeiro amor na I Guerra Mundial, separou-se de um marido violento pouco antes da II Guerra, em 1938, e trabalhou numa fábrica de sacos de serapilheira.

Emma será homenageada esta terça-feira com um concerto de música no teatro local e ainda com a apresentação de uma biografia intitulada “A Mulher que Viu Três Séculos”.

O seu segredo? Pensar positivamente sobre o futuro, dormir cedo e… manter-se solteira.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …