//

A mulher mais velha do mundo fez 117 anos

A italiana Emma Morano, a última pessoa viva comprovadamente nascida antes de 1900, completa esta terça-feira uns saudáveis 117 anos.

Quando Emma Morano nasceu, a 29 de novembro de 1899, não existia ainda o avião, o zeppelin, a televisão, a penicilina, a bomba atómica ou até mesmo o plástico. A italiana nasceu no mesmo ano que, por exemplo, o mafioso Al Capone, o escritor Vladimir Nabokov, o músico Duke Ellington, o bailarino Fred Astaire, o realizador Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin.

Emma Morano é a última pessoa viva nascida antes de 1900 (das que o conseguem provar), mas porque os séculos só mudam na passagem do ano 0 para o 1, há mais duas sobreviventes do século XIX: a jamaicana Violet Brown, nascida a 10 de março de 1900, e a japonesa Nabi Tajima, de 4 de agosto de 1900.

As suas marcas no Livro dos Recordes são diversas: a italiana é não só a última sobrevivente do século XIX como, desde maio, tornou-se a pessoa mais velha do mundo. Não satisfeita, Emma é também a italiana mais velha de todos os tempos, isto é, não há notícia de nenhuma outra pessoa nascida no país que conseguiu chegar aos 117 anos.

A supercentenária, que vive na cidade de Vercelli, onde nasceu, come todos os dias a mesma coisa: três ovos, biscoitos feitos em casa e não dispensa um bocadinho de “grappa”, uma aguardente italiana. “E eu não como muito porque não tenho dentes”, afirmou numa entrevista à AFP.

A “avó da Europa” também já não vê nem ouve muito bem mas o seu médico garante que a cabeça ainda funciona perfeitamente. Só no ano passado é que Emma começou a ter a ajuda de uma enfermeira a tempo inteiro.

A italiana diz ter perdido o seu primeiro amor na I Guerra Mundial, separou-se de um marido violento pouco antes da II Guerra, em 1938, e trabalhou numa fábrica de sacos de serapilheira.

Emma será homenageada esta terça-feira com um concerto de música no teatro local e ainda com a apresentação de uma biografia intitulada “A Mulher que Viu Três Séculos”.

O seu segredo? Pensar positivamente sobre o futuro, dormir cedo e… manter-se solteira.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.