Mulher perde capacidade de sentir fome depois de sofrer AVC

Nimka91 / Pixabay

É a primeira vez que um caso destes é identificado na literatura científica. A mulher acabou por recuperar o apetite mais de um ano depois de ter sofrido o AVC.

Num caso insólito, uma jovem canadiana de 28 anos perdeu a fome durante um ano, depois de ter sofrido um AVC. A situação despertou a atenção de uma equipa médica liderada por Dang Khoa Nguyen, da Universidade de Montreal, que escreveu um estudo publicado este mês na Neurocase a descrever o ocorrido.

A paciente, que estava no segundo mês de gravidez, foi admitida numa clínica no ano passado com paralisia no lado direito do corpo e dificuldades no discurso. Através de uma ressonância magnética, os especialistas diagnosticaram um acidente vascular cerebral isquémico do lobo insular esquerdo, avança o RT.



Isto acontece quando a circulação sanguínea pára durante mais do que alguns segundos numa parte do cérebro, que deixa de receber nutrientes, o que pode causar danos cerebrais permanentes.

A mulher recuperou e recebeu alta onze dias mais tarde, e continuou apenas a tomar Aspirina como tratamento. Mas seis meses mais tarde, reparou que nunca mais tinha sentido fome e que saltava refeições sem se aperceber. Apesar de ter inicialmente ignorado a situação, a mulher informou os médicos sete meses depois da hospitalização.

Os médicos da Universidade de Montreal concluíram que o corpo tinha perdido a capacidade de sentir e enviar sinais de que era hora de comer como, por exemplo, o “roncar” do estômago vazio.

O AVC não afectou o paladar ou o cheiro da comida, mas ter de comer sem apetite acabou por reduzir o prazer das refeições e a mulher perdeu 13 quilos. A paciente não seguiu nenhuma dieta especial nem apresentou sinais de sofrer de um distúrbio alimentar, mas acabou por comer muito menos do que antes e perder peso.

Nguyen e os colegas associaram o problema directamente aos danos cerebrais e realçam que é o primeiro caso deste tipo descrito na literatura médica. O lobo da ínsula geralmente avalia o estado fisiológico do corpo e tem um papel importante a controlar o apetite e o equilíbrio energético.

Esta função foi afectada na paciente em questão e este lobo está também ligado ao sistema nervoso. Danos nestas ligações podem afectar a capacidade de sentir fome.

Cerca de 16 meses depois do derrame, a paciente voltou para ser estudada e já tinha recuperado o apetite um mês antes.

“A perda da fome não foi atribuída à medicação, uso de substâncias ou distúrbio clínico, e durou um período superior a 15 meses”, conclui o estudo, que liga a perda inicial ao AVC.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …