Mulher engravida depois de já estar grávida. Gémeos foram concebidos com três semanas de intervalo

Uma mulher engravidou enquanto já estava grávida, dando à luz gémeos raros concebidos com três semanas de diferença. O caso ocorreu em Inglaterra e os bebés nasceram em setembro de 2020.

Tal como a ciência indica, quando uma mulher fica grávida, o seu corpo inicia vários processos biológicos que visam prevenir uma gravidez simultânea, incluindo a libertação de hormonas para interromper a ovulação.

Contudo, em casos raros, uma mulher grávida pode continuar a ovular ou libertar um óvulo, e esse óvulo pode então ser fertilizado pelo esperma e implantado no útero. Esse fenómeno raro é conhecido como “superfetação”.

Neste novo caso, os gémeos foram concebidos com três semanas de intervalo, de acordo com o Good Morning America, um programa americano.

A mãe, Rebecca Roberts, tinha 39 anos quando engravidou pela primeira vez no ano passado após tentar engravidar durante vários anos e tomar medicamentos para fertilidade.

Na 12ª semana de gestação, os médicos descobriram um segundo bebé que tinha uma diferença de tamanho de três semanas em relação ao primeiro. Como a superfetação é tão rara que inicialmente os médicos não conseguiram explicar a diferença de tamanho entre os dois bebés.

Após uma análise mais detalhada, os médicos diagnosticaram Roberts com superfetação e explicaram-lhe que o segundo bebé poderia não sobreviver.

Devido a um problema de crescimento do bebé mais novo, e às 33 semanas de gravidez, os médicos induziram o parto, que ocorrem em setembro do ano passado.

A história acabou por ter um final feliz, ao contrário das previsões dos médicos.

O gémeo mais velho, Noah, ficou numa internado unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) durante três semanas, e Rosalie, a bebé mais nova, ficou por 95 dias. No entanto, ambas as crianças estão agora em casa e são saudáveis.

“Os gémeos têm um vínculo incrível, mas a história deles, e quando eles tiverem idade suficiente para descobrir, vai fazê-los sentir ainda mais especiais”, referiu Roberts.

Segundo o Live Science, não está claro quantos casos de superfetação ocorrem por ano, mas muitos podem passar despercebidos devido à proximidade da idade dos os fetos.

Os casos mais conhecidos de superfetação envolvem pacientes que usaram técnicas de reprodução assistida, tal como fertilização in vitro, de acordo com a Healthline.

Ainda assim, o fenómeno é considerado extremamente raro.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …