/

Mulher que acusou Trudeau de assédio revela a identidade e confirma o caso

2

justintrudeau / Flickr

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

A mulher que há 18 anos acusou anonimamente o actual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de lhe ter tocado de forma inadequada, revelou esta sexta-feira a sua identidade, confirmou o incidente, e disse que não tem intenção de falar mais do assunto.

Este sábado, a jornalsita Rose Knight emitiu um comunicado no qual confirma ter sido ela que em 2000 denunciou, num editorial publicado num jornal local, alegadas acções impróprias do agora primeiro-ministro canadiano.

“Emito esta declaração com pesar, em resposta à crescente pressão dos meios de comunicação, para confirmar que sou a jornalista em causa no editorial ‘Open Eyes’, publicado no jornal Creston Valley Advance em agosto de 2000″, disse Knight.

O incidente a que se refere o editorial de facto aconteceu, como foi narrado. Justin Trudeau pediu desculpas no dia seguinte. Não dei seguimento ao assunto na altura, e não darei agora. Não tive mais contactos com Trudeau, antes ou depois de se ter tornado primeiro-ministro”, declarou.

Este sábado, pelo segundo dia consecutivo, Trudeau foi interrogado pelos jornalistas sobre o incidente, que ocorreu quando tinha 28 anos e trabalhava como professor. O primeiro-ministro canadiano reiterou “ter a certeza” que não agiu “de forma inadequada”.

Trudeau acrescentou que apresentou na altura as suas desculpas a Knight: “Obviamente, dei-me conta de que ela tinha vivido aquilo de forma diferente da minha”, explicou o primeiro-ministro canadiano.

O incidente e o artigo que o narra tinham passado despercebidos durante 18 anos, até ter sido há alguns dias comentado no Twitter.

O episódio aconteceu em 2000, durante um concerto de beneficiência para arrecadar fundos destinados a uma organização dedicada à prevenção de mortes causadas por avalanches nas montanhas canadenses.

O irmão mais novo do atual chefe de governo, Michel Trudeau, morreu em 1998 numa avalanche, quando esquiava nas montanhas do oeste do Canadá. Justin Trudeau, que era uma personalidade pública por ser filho do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, foi entrevistado por Rose Knight.

Segundo relata o editorial, Trudeau tocou de forma inadequada em Knight durante a entrevista e no dia seguinte pediu desculpa pelas suas ações.

// EFE / NPR

2 Comments

  1. Mais uma tentativa de deitar a mão a posições de poder, disfarçada de Feminismo. Enquanto os trolhas apalpam as miudas à vontade, enquanto na Índia se queimam mulheres vivas por não quererem casar à força e enquanto no Afeganistão se apedrejam mulheres até à morte por olhar para um homem… Por cá chama-se assédio a um toque no ombro ou na anca sobretudo se for feito por alguém rico ou poderoso. São os meetoos deste mundo… Ou como é que se diz… A inveja do sucesso dos outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.